cabecalho informe

COVID-19: Confira o comunicado 3 do Comitê de Acompanhamento

covid 19 destaque 03 03 2021O Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 do Sistema Ocepar emitiu, nesta terça-feira (02/03), o comunicado 3, informando que no dia 1º de março a entidade solicitou, por ofício enviado ao Sistema OCB, uma avaliação sobre a demanda das cooperativas paranaenses em relação ao prazo de realização de assembleias gerais digitais e semipresenciais. Veja abaixo todas as informações do boletim.

1. No dia 01 de março, o Sistema Ocepar, encaminhou Ofício nº 011/2021 para o Sistema OCB, solicitando avaliação da demanda das cooperativas paranaenses em relação ao prazo de realização de assembleias gerais digitais e semipresenciais.

2. O Governo Federal publicou, no dia 01 de março de 2021, a Medida Provisória nº 1034, que altera a Lei nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988, para majorar a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido devida pelas pessoas jurídicas do setor financeiro. Clique aqui para acessar a MP nº 1034. Para as cooperativas de crédito, a alíquota altera de 15 para 20%, de 1º de julho a 31 de dezembro de 2021. Os bancos cooperativos também são afetados, com aumento de alíquota para 25%, pelo mesmo prazo.

3. No dia 01 de março, o Governo Federal publicou o Decreto nº 10.638, que zera o Pis e Cofins sobre importação e comercialização óleo diesel, gás liquefeito de uso doméstico. Para acessar o Decreto nº 10.638/21 clique aqui.

• Eleva para um inteiro o coeficiente de redução de Pis e Cofins para o gás GLP destinado ao uso doméstico de até 13 kg.

• Eleva para um inteiro o coeficiente de redução de Pis e Cofins para óleo diesel.

• Isto representa alíquota e valores zerados de Pis e Cofins especificamente para estes produtos.

4. O Ministério da Economia, por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, no dia 01 de março, publicou no Diário Oficial da União, a Portaria PGFN/ME nº 2.381, que reabre o Programa de Retomada Fiscal, permitindo a negociação de todos os débitos que vierem a ser inscritos em dívida ativa da União até 31 de agosto de 2021. O período de adesão é de 15 de março até 30 de setembro pelo portal “Regularize”. Clique aqui para acessar a Portaria PGFN/ME nº 2.381.

O Comitê - O Sistema Ocepar constituiu o Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 com objetivo de monitorar, receber, avaliar e comunicar seus públicos sobre as informações mais recentes ligadas à disseminação e precauções que devem ser tomadas diante da epidemia da doença. O grupo é formado pela Diretoria Executiva, coordenações de Gestão Estratégica e de Comunicação Social, com assessoramento jurídico e colaboração da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Desde que o trabalho remoto foi adotado pela instituição, em 20 de março de 2020, os integrantes se reúnem diariamente, por meio de videoconferência, para analisar cenários e discutir o andamento das atividades visando atender as demandas das cooperativas. O Comitê tem ainda divulgado os comunicados para informar as principais ações de interesse do cooperativismo paranaense que estão sendo executadas pelo Sistema Ocepar nesse período de pandemia.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias