cabecalho informe

SICREDI FRONTEIRAS: Nota de falecimento

sicredi fronteiras 04 03 2021É com o coração muito entristecido que a Sicredi Fronteiras PR/SC/SP comunica o falecimento de sua Diretora Executiva, Adriana Conceição Barros Mêes, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. A cooperativa esteve ao lado da família em todo o período em que ela esteve internada e continua fornecendo apoio neste momento tão difícil.

Três décadas - Adriana era colaboradora da Sicredi Fronteiras há mais de 30 anos, com visão estratégica, aliada a uma dedicação ímpar ao cooperativismo e à Sicredi Fronteiras, tornou-se referência no sistema Sicredi, sendo a primeira mulher a assumir a função de diretora executiva no sistema. Sua alegria contagiante, determinação e compromisso deixará um legado para toda nossa cooperativa que perpetuará por gerações.

Despedida - O último adeus será em Capanema (PR), cidade na qual ela residia. Devido aos decretos referentes à pandemia, o velório e o enterro seguirão protocolo municipal, sendo permitida somente a presença de familiares. Durante os próximos dias, as agências da cooperativa continuarão funcionando em horário normal, com as portas semiabertas.

História - Adriana Conceição Barros Mêes, saiu de Sabáudia, Norte do Paraná, onde nasceu, para, anos mais tarde, se tornar a primeira mulher superintendente regional e diretora executiva em uma cooperativa do Sistema Sicredi no Brasil.

Origem - De origem simples, filha de produtores de café e servidor público, Adriana começou a trabalhar cedo para ajudar os pais, vendendo jabuticabas, cosméticos, foi office girl, frentista de posto de combustíveis e, aos 17 anos, iniciou a trajetória no cooperativismo de produção. “Morava em Sabáudia, trabalhava em Astorga e estudava em Arapongas. Foi um período de muita luta, esforço e dedicação, buscando aprendizado, formação e condições de ingressar no mercado de trabalho e assim apoiar a família”, contou no livro em comemoração aos 30 anos da Cooperativa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP.

Oportunidade - Por uma oportunidade e para aqueles que acreditam em destino, no final da década de 80 se mudou para o Sudoeste, em Capanema, encontrando uma cidade aconchegante e, com a experiência na cooperativa em Astorga, foi admitida como secretária e recepcionista na Coagro.

Marcante - Diria que 1990 foi o ano mais marcante de sua vida, tanto no aspecto pessoal como profissional, e foi preciso superar a distância da família, conciliar a maternidade e o trabalho pois, em setembro de 1990, Adriana deu à luz Paola, a primeira filha e, em dezembro, já estava na Coagro, auxiliando na constituição e fundação da primeira cooperativa de crédito no extremo sudoeste do Paraná, a Credesul. As atas e o Estatuto Social levam sua caligrafia. Nesse período, teve o apoio dos amigos João Werle e Vera, José César Wunsch e Bernadete.

Casamento - Anos depois, Adriana se casou com Luiz, com quem teve Luíza, a segunda filha. Em 1997, em meio à adesão da Credesul ao Sistema Sicredi, teve oportunidades de realizar capacitações e imersões em cooperativas de crédito, como em Erechim e Porto Alegre. Com a chegada da segunda filha e a aposentadoria dos pais, a família se uniu novamente em Capanema.

Trajetória - Nesta trajetória atuou em diversos cargos, sendo seu primeiro registro como auxiliar de escritório, atuando no caixa, contabilidade, recursos humanos, crédito comercial e crédito rural, assumindo como encarregada (nomenclatura da época), depois com a ampliação no quadro de colaboradores ocupando o cargo de gerente de controladoria. Na revisão de estrutura organizacional que aconteceu em 2008, foi nomeada como superintendente regional e em 2013 a partir da Lei Complementar 130/2009 em que foi instituída na Cooperativa a diretoria executiva, foi eleita pelo conselho de administração da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, diretora executiva. Por todo este percurso se dedicou no aprendizado contínuo, buscando seu desenvolvimento profissional para atuar e apoiar as pessoas que estão ao seu redor, a equipe de colaboradores em seu crescimento, e fundamentalmente oferecer aos associados uma cooperativa sólida, sustentável e perene.

Formação - Era formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão Financeira e Contábil e Controladoria, MBA em Gestão e Varejo Bancário e inúmeras formações em universidades renomadas no Brasil e no mundo, como a Insead, em Cingapura, Singularity no Vale do Silício, EUA.

Inspiração - Entre as pessoas que inspiraram Adriana ao longo de sua trajetória, estiveram Madre Teresa, exemplo de solidariedade e entrega ao próximo; Papa João Paulo II, o primeiro a unir líderes de diferentes religiões do mundo, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, apaixonado por tecnologia e por conectar as pessoas.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP)

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias