COVID-19 I: Confira os destaques do comunicado 5 do Comitê de Acompanhamento

covid I 04 03 2021A realização das pré-assembleias do Sistema Ocepar, entre os dias 8 e 11 de março é um dos destaques do comunicado 5, divulgado na manhã desta quinta-feira (04/03), pelo Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19. O boletim traz ainda informações sobre a nova tabela de fretes publicada pela ANTT e a reunião da Câmara Técnica do Leite da OCB. Confira abaixo todas as informações.

1. O Sistema Ocepar realizará, entre os dias 08 e 11 de março, suas pré-assembleias durante o Encontro de Núcleos Cooperativos, de forma digital, onde serão tratados assuntos estratégicos para o desenvolvimento contínuo das cooperativas paranaenses, prestação de contas de 2020 e plano de trabalho 2021. Clique aqui para inscrição.

2. No dia 03 de março, a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, publicou a Portaria nº 90/2021, com os novos valores de pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas, considerando a variação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10% (dez por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM). Clique aqui para acessar a Portaria nº 90/2021.

3. No dia 03 de março, foi realizada reunião da Câmara Técnica do Leite da OCB, com a participação da Ocepar e das cooperativas agropecuárias que atuam na cadeia de lácteos, onde foram discutidos os impactos no setor com o aumento de custos, diminuição do consumo e importações de leite pelo Brasil.

4. O plenário do Senado Federal, no dia 03 de março, aprovou em 1° turno, o relatório do senador Márcio Bittar à Proposta de Emenda à Constituição - PEC Emergencial. Clique aqui para acessar PEC nº 186 de 2019.

O Comitê - O Sistema Ocepar constituiu o Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 com objetivo de monitorar, receber, avaliar e comunicar seus públicos sobre as informações mais recentes ligadas à disseminação e precauções que devem ser tomadas diante da epidemia da doença. O grupo é formado pela Diretoria Executiva, coordenações de Gestão Estratégica e de Comunicação Social, com assessoramento jurídico e colaboração da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Desde que o trabalho remoto foi adotado pela instituição, em 20 de março de 2020, os integrantes se reúnem diariamente, por meio de videoconferência, para analisar cenários e discutir o andamento das atividades visando atender as demandas das cooperativas. O Comitê tem ainda divulgado os comunicados para informar as principais ações de interesse do cooperativismo paranaense que estão sendo executadas pelo Sistema Ocepar nesse período de pandemia.