cabecalho informe

COPAGRIL: Complexo Industrial em operação

O Complexo Industrial Copagril, localizado na BR 163, próximo ao portal da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), está em funcionamento e sendo utilizado como espaço estratégico para o recebimento, armazenamento e expedição de matérias-primas. Com capacidade de armazenar 40 mil toneladas de soja/milho e 12 mil toneladas de farelo de soja, o complexo, mesmo em meio às manutenções e reformas em toda a sua estrutura, vem atendendo desde o início da safra 2020/2021 produtores da área de atuação da Copagril que puderam entregar a safra diretamente na unidade. Além de receber a produção diretamente dos associados, o complexo é utilizado como suporte para as unidades de transbordo e para unidades com déficit de armazenagem, eliminando sobrecargas de armazenamento em outras unidades e garantindo qualidade e agilidade no processo de recebimento, proporcionando ao cooperado disponibilidade de tempo para as operações de colheita e semeadura.

Novas atividades - O complexo Industrial é composto por uma Unidade de Cereais, uma fábrica de rações e uma indústria de óleo que atua na produção de lecitina e gordura protegida. A Unidade de Cereais foi a primeira a entrar em operação neste ano com a recepção, beneficiamento, secagem e armazenagem de soja da safra 20/21 dos cooperados, nclientes e das outras unidades da Copagril. A indústria de óleo será a segunda unidade a entrar em operação no início do segundo semestre deste ano. Neste momento são realizados investimentos em retrofit (reformas) e compras de máquinas e equipamentos novos para aumentar a produção da unidade e produzir farelo de soja e óleo com qualidade. A reforma é feita por empresas especializadas de vários estados do Brasil com acompanhamento técnico da Copagril. A operação da Indústria proporcionará farelo de soja para as fábricas de rações da Copagril e a comercialização para os cooperados e outras fábricas que demandarem desta matéria-prima.

Fábrica de rações - A fábrica de rações se encontra em projeto de estudo para produção de rações para bovinos, peixes e linha pet. Após o início das operações da indústria de óleos serão iniciados os trabalhos na fábrica de rações para adequação aos padrões do mercado e produção.

Crescimento constante - A aquisição e funcionamento do complexo industrial tornará a Copagril ainda mais competitiva no mercado de soja e milho proporcionando o crescimento e fortalecimento da cooperativa e todos os seus cooperados. O trabalho de recebimento da safra é uma das prioridades da Copagril, afinal, grande parte da produção recebida fica dentro da cooperativa e serve como matéria-prima para a fabricação de rações e outros suprimentos que retornam ao conjunto. Dessa forma, por meio da sua produção e com o trabalho da cooperativa, o associado recebe pela entrega de sua safra, consegue melhores condições na hora de adquirir os grãos, insumos e implementos e ainda recebe as sobras financeiras geradas nesse e em outros processos que acontecem na cooperativa.

Melhorias - Graças ao trabalho em cooperação que faz essa engrenagem econômica girar constantemente, mesmo em meio à pandemia do coronavírus e instabilidades do mercado, a Copagril atingiu em 2020 um faturamento 43% maior em relação ao ano anterior (total de R$ 2,5 bilhões) e segue investindo em melhorias das estruturas e serviços, além de realizar ações estratégicas internas, visando resultados ainda melhores durante o ano de 2021 e crescimento constante a longo prazo, fortalecendo-se mais a cada dia, movimentando a economia e gerando renda aos municípios em que atua e proporcionando segurança e resultados positivos aos associados. (Imprensa Copagril)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias