cabecalho informe

PUBLICAÇÃO: Estado recebe doação de 500 livros sobre plantio direto para os cursos de Agronomia

publicacao 28 07 2021O Governo do Estado recebeu a doação de 500 cópias do livro “O solo ensinou, plantio direto um caminho para o futuro”. O material ficará à disposição do curso de Agronomia das universidades estaduais. Os exemplares foram entregues na segunda-feira (26/07) pelo autor da obra, o holandês Franke Dijkstra, ao governador em exercício Darci Piana, em cerimônia no Palácio Iguaçu.

Pioneiro - “Pioneiro do plantio direto, Franke Dijkstra proporcionou não apenas ao Paraná, mas ao mundo, uma metodologia que salvou a agricultura e ajudou na recuperação de terras que já não conseguiam produzir”, afirmou Piana. “Agora ele deixa um segundo legado, voltado para a academia, para mostrar sua experiência aos futuros agrônomos e profissionais de diferentes áreas”.

Carambeí - Radicado no Paraná, Dijkstra tem uma fazenda em Carambeí, nos Campos Gerais. Planta soja, trigo e milho, além de trabalhar com a pecuária leiteira. Ali, em 1976, ele desenvolveu a técnica que alia produtividade com os cuidados na preservação do meio ambiente, o chamado plantio direto.

Iniciativa própria - “Comecei por iniciativa própria, para não morrer. Uma questão de sobrevivência. Minha felicidade é poder contribuir com as outras pessoas, me sinto útil”, destacou o autor.

Apoio - Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona ressaltou que os livros servirão de apoio aos estudantes. Atualmente, disse, seis das sete universidades paranaenses contam com o curso de Agronomia, além de mestrado e doutorado na área. Quatro com conceito 5 do Ministério da Educação e outras cinco com conceito 4.

Matriculados - “Temos em torno de 2 mil pessoas matriculadas. Poder contar com o relato e a vivência de um dos 11 maiores influenciadores do plantio direto no mundo é algo bem significativo”, afirmou Bona. “Vai contribuir muito com a formação dos novos agrônomos do Paraná”. (Agência de Notícias do Paraná)

FOTO: José Fernando Ogura / AEN

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias