cabecalho informe

CICLO 2021/2022: Conab realiza evento on-line sobre perspectivas da agropecuária para a safra

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, na manhã desta quinta-feira (26/08), evento sobre as Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2021/22 – Edição Grãos, que contou a participação da ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, do presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, e do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sergio De Zen. O evento foi acompanhado pelo presidente do Sistema Ocepar, José Riberto Ricken.

Mesa redonda - Durante a live foram realizadas análises sobre as tendências de mercado para as culturas de algodão, arroz, feijão, milho e soja produzidas no país. O evento foi aberto a todo o público interessado, como produtores, estudantes, jornalistas, consumidores e sociedade em geral. O webinar contou ainda com uma mesa redonda, com a participações do secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos, do presidente da Agroconsult, André Pessoa, do gerente de Consultoria Agro do Itaú BBA, Guilherme Belotti, e do diretor técnico da CNA, Bruno B. Lucchi.

Palestras - O encontro abordou também questões econômicas relacionadas ao PIB agropecuário, com a participação do diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Ronaldo Souza Júnior. Houve ainda a apresentação de palestras sobre as perspectivas climáticas e a modelagem da previsão de área e produtividade, com o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan Lacerda, e o diretor e professor titular na Esalq/USP, Durval Dourado Neto, respectivamente.

Mapa - Ao abrir o evento, a ministra Tereza Cristina lembrou que o plantio da próxima safra de verão inicia efetivamente em todo o Brasil agora em setembro. “Neste ano temos este evento especial, com uma programação mais interativa com representantes do governo e do setor privado, para discutirmos os caminhos que deveremos trilhar para uma excelente safra. Precisamos ampliar este leque de culturas, para que possamos ter mais produtor avaliados pela nossa Conab. Temos aqui hoje mais de 90% da produção de grãos. Precisamos ter cada vez mais modelos aprimorados, focando nos médios e pequenos produtores. Conhecer os números que temos na atualidade, seja em estoques no mercado interno e externo. Entender as demandas que temos. No agro, o Brasil está integrado nos mercados globais. Estamos a caminho das 300 milhões de toneladas colhidas, se Deus quiser ainda neste governo”, destacou. A ministra ainda lembrou que durante o evento será lançado o Agromet. “Hoje temos a satisfação numa parceria com a Conab, Mapa e o Inmet, de lançar o AgroMet, onde o produtor poderá acompanhar as previsões, em tempo real, no celular. Com mais esta ferramenta tecnológica, o governo oportuniza que os produtores possam tomar suas decisões de forma mais rápida e assertiva”, frisou.

Estudo - As Perspectivas para a Agropecuária são apresentadas anualmente pela Conab e representam a primeira expectativa oficial sobre área plantada, produção, preços, exportações e consumo para a próxima safra, nesse caso, a de 2021/22. “Esses estudos feitos pela Companhia, envolvendo desde a equipe de campo, área de geração de dados e equipe de análise de mercado, são ainda mais relevantes neste ano, quando todos os agentes da cadeia produtiva agropecuária estão voltados para o cenário de preços altos e quadro de oferta e demanda ajustado”, ressalta o diretor Sergio De Zen.

Presenças - Participam ainda do evento pela Conab, os gerentes de Fibras e Alimentos Básicos, Bruno Nogueira, de Produtos Agropecuários, Fernando Motta, e de Inteligência, Análise Econômica e Projetos Especiais, Sérgio Roberto dos Santos, além de Allan Silveira dos Santos, superintendente de Inteligência e Gestão da Oferta da Conab. O webinar está disponível pelo canal da Conab no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Z5qnNr_GwDg.

FOTOS: Guilherme Martimon (Mapa) / Reprodução

 
 
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias