Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias OCESC: Organização completa 50 anos de representação do cooperativismo de qualidade em SC

 

 

cabecalho informe

OCESC: Organização completa 50 anos de representação do cooperativismo de qualidade em SC

ocesc 27 08 2021A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) completa meio século de história neste mês de agosto. Para marcar a data, a entidade representativa das cooperativas catarinenses, fará o lançamento do livro em comemoração ao jubileu de ouro, além de um filme institucional com a trajetória desses 50 anos.

Atuação - A Ocesc atua como entidade de registro e representação sindical patronal e representação das cooperativas de Santa Catarina. Trata dos assuntos de interesse das cooperativas, em todos os ramos, com instituições governamentais.

Primeiro órgão - O primeiro órgão representativo do setor cooperativista catarinense foi a Associação das Cooperativas de Santa Catarina (Ascoop), fundada em 1º de agosto de 1964, em Blumenau.

Estruturação - A estruturação legal-institucional, entretanto, ocorreu em 1971, quando o Governo Federal editou a Lei nº 5.764, de 16/12/71, que definiu a política nacional de cooperativismo e instituiu o regime político das cooperativas. Naquele ano foi criado o Conselho Nacional de Cooperativismo.

OCB - Por conta da legislação editada, foi constituída a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), órgão de cúpula do sistema na esfera nacional, na capital federal, e fundadas as Organizações de Cooperativas Estaduais (OCEs) nas capitais das unidades federativas.

1971 - Foi então que, em 28 de agosto de 1971, surgiu a Ocesc para representar efetivamente o sistema cooperativo catarinense e disciplinar a criação e o registro de cooperativas singulares, cooperativas centrais e federações de cooperativas.

Cooperativas registradas - Atualmente, a Ocesc conta com 251 cooperativas registradas e fomenta o constante desenvolvimento do cooperativismo catarinense. “Para nós, é um orgulho completar meio século de história. Não podemos esquecer de agradecer a todos que contribuíram com essa trajetória, de forma profissional e com credibilidade. Mas, não paramos por aí. Ainda se tem muito a construir”, salienta o presidente da entidade, Luiz Vicente Suzin.

Sede própria - Desde 2011, a Ocesc ocupa uma moderna e funcional sede própria com área de 1.104 metros quadrados, situada na esquina da Avenida Almirante Tamandaré e com a travessa Aroldo Pessi, no bairro de Capoeiras, em Florianópolis. (MB Comunicação)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias