Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PARANÁ TRIFÁSICO: Programa de redes elétricas na área rural avança na região de Campo Mourão

 

 

cabecalho informe

PARANÁ TRIFÁSICO: Programa de redes elétricas na área rural avança na região de Campo Mourão

parana trifasico 31 08 2021O programa da Copel Paraná Trifásico, de construção de novas redes para fortalecer o sistema de distribuição de energia nas áreas rurais, está em andamento na região de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado. Já há 243 quilômetros de redes trifásicas concluídas e outros 74 quilômetros projetados ou em execução.

Maiores trechos - Os maiores trechos já construídos ficam nos municípios de Araruna, Campina da Lagoa, Goioerê, Nova Cantu e Ubiratã. O programa também está presente em Campo Mourão, Juranda, Luiziana, Mamborê, Quarto Centenário e Tuneiras do Oeste. O município de Boa Esperança também deve receber as obras do Paraná Trifásico em breve.

Padrão reforçado - O gerente regional de obras da Copel, Fernando Luís Bergamasco, explica que as novas redes trifásicas são construídas com um padrão reforçado, com postes mais altos e fiação protegida.

Nova concepção - “É uma nova concepção de construção. São postes de 12 metros e uma fiação que traz mais confiabilidade para a rede”, detalha. “Neste primeiro momento, priorizamos os municípios em que tínhamos mais dificuldades de acesso à rede e menos opções de atendimento. Mas com o avanço do programa chegaremos à maioria dos municípios da região”.

Programa - Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 2019, o Paraná Trifásico prevê investimentos totais de R$ 2,1 bilhões em obras até 2025. Só para 2021 o montante previsto é de R$ 1,2 bilhão.

Espinha dorsal - Pelo programa, toda a espinha dorsal da rede de distribuição na área rural está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica existente. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago.

Redes construídas - Até agosto, já foram construídos 5 mil quilômetros de redes trifásicas em todos os cantos do Paraná, ou seja, 20% do total previsto. Com a iniciativa, a Copel melhora a qualidade no fornecimento de energia para o campo, renova seus ativos e contribui para o desenvolvimento do setor agrário paranaense, um dos mais competitivos do País.

Confiabilidade - Junto com o Paraná Trifásico outras iniciativas estão em andamento na região de Campo Mourão, com o objetivo de tornar a rede elétrica cada vez menos sujeita a interferências e desligamentos. Neste sentido, uma estação de chaves foi construída no município de Nova Tebas, a fim de aproximar a transformação de tensão da energia elétrica e as unidades consumidoras finais.

Automação - Outra frente importante de ações está nos investimentos em automação, como em equipamentos instalados recentemente em Farol e Luiziana. Na área urbana de Campo Mourão, também há obras em andamento para a instalação de um sistema de autorrecuperação que identifica a origem do desligamento e religa automaticamente os trechos não afetados diretamente, sem a necessidade de intervenção humana.

Domicílios beneficiados - “Estamos realizando a troca de cabos e a instalação de equipamentos automatizados em um circuito que beneficiará cerca de 5 mil domicílios. São equipamentos inteligentes, que diminuem a quantidade de domicílios afetados e a duração dos desligamentos”, relata Bergamasco. (Agência de Notícias do Paraná)

FOTO: Copel

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias