cabecalho informe

BIODIESEL: Frente Parlamentar Mista trabalha junto a ministros para evitar prejuízos aos produtores

biodiesel 02 09 2021Em uma série de reuniões em Brasília com ministros de Estado, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel ressaltou as dificuldades que os produtores de biocombustíveis no país atravessam hoje.

Ministros - Presidida pelo deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR), a FPBio esteve com quatro ministros ligados ao setor: Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Joaquim Álvaro Leite (Meio Ambiente) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).

Maior preocupação- De acordo com o parlamentar paranaense, a maior preocupação é com a possibilidade de redução de 12% para 10% de biocombustíveis na mistura do diesel comercial. “É importante que as principais entidades sejam ouvidas pelos nossos ministros, para que o governo compreenda o impacto que uma decisão como essa pode causar ao setor produtivo, principalmente o agropecuário”.

Postos de trabalho - De acordo com dados das principais entidades ligadas à produção de óleo vegetal – Ubrabio, Abiove e Aprobio – mais de 100 mil postos de trabalho estão ameaçados. A perda estimada para o PIB brasileiro pode chegar aos R$ 14 bilhões. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), inclusive, demonstrou apoio ao pleito da FPBio.

Empregos - É uma cadeia produtiva que emprega mais de um milhão e meio de pessoas, composta essencialmente de produtores rurais e agroindústrias. É preciso olhar com cuidado para as necessidades desses trabalhadores e empregadores, ainda mais em um momento de crise sanitária que vivemos”, afirma Lupion.

Reuniões - Em todas as reuniões, os ministros pontuaram a importância dos produtores de biocombustíveis no país. A ministra Tereza Cristina ressaltou a necessidade de se aperfeiçoar a política atual voltada para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Abertura - Já o ministro Bento Albuquerque mostrou abertura do ministério de Minas e Energia em apresentar e discutir números do setor de combustíveis hoje no Brasil. No Meio Ambiente, o ministro Joaquim Álvaro Leite destacou o selo de sustentabilidade que o biodiesel traz para a melhorar a imagem do país.

Concordância - O ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, concordou com a importância do setor de biocombustíveis e com a manutenção dos atuais porcentuais de biocombustíveis na mistura do diesel comercial. (Assessoria de Imprensa do deputado federal Pedro Lupion)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias