cabecalho informe

COPAGRIL: Suinocultores participam de palestra sobre manejo de creche

Produtores rurais, integrados da Copagril no sistema de Suinocultura fase de Creche participaram de palestra sobre manejo dos animais em evento técnico realizado na quinta-feira e sexta-feira (09 e 10/09), no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon (PR). Marco Kunrath, nutricionista de suínos da Agroceres Multimix, falou sobre os manejos relacionados à ambiência, regulagem de comedouros, limpeza e desinfecção das instalações e ações da primeira semana de alojamento. “Manejos básicos, mas que garantem o bom desenvolvimento dos leitões”, reforça Marco.

Conceitos básicos- O supervisor do Fomento Suínos da Copagril, Francis Junior Kummer, explica que o evento teve por objetivo relembrar os conceitos básicos de manejo e cuidado com os animais na fase de creche. “Relembramos vários pontos, desde qualidade de água e do fornecimento de ração à qualidade de ambiência que é o cuidado com o conforto térmico dos animais conforme a fase dentro das instalações”, explica Francis ao falar do encontro como um elemento fundamental de alinhamento e padronização do manejo para que o associado e a cooperativa tenham o melhor desempenho.

Efetivos - Marco comenta que na suinocultura os manejos básicos ainda são efetivos. “O cuidado com o recebimento dos leitões, limpeza e desinfecção, regulagem de comedouros e o conforto térmico são muito importantes para a vida do leitão. Se ele passa frio não consome e se não consome não ganha peso”, diz o especialista ao reforçar que os manejos básicos refletem diretamente em melhoria de ganho de peso e de conversar alimentar, por conseguinte em melhoria de rentabilidade para toda cadeia de produção de suínos.

Boas práticas - A palestra tratou especialmente das boas práticas de manejo no pós-desmame, com foto no trabalho dos primeiros 10 dias de alojamento dos leitões. “Ao fazer um manejo bem-feito nos primeiros dias o leitão terá um bom desenvolvimento. Por exemplo, leitão que não consome ração nas primeiras 48 horas tem três vezes mais chances de problemas no desenvolvimento”, complementa Marco.

Dia a dia - “O manejo básico existe e nunca, digamos, vai sair de moda. É como nosso dia a dia, por exemplo: escovar os dentes, tomar o café e o horário de almoço. No comparativo, na atividade de suínos é o básico que precisamos fazer diariamente para garantir o sucesso na atividade”, completa Francis. (Imprensa Copagril)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias