cabecalho informe

CASTROLANDA: Ciclo de palestras promove conhecimento para mulheres cooperativistas

castrolanda 14 09 2021Fortalecer a presença feminina no agronegócio é um dos compromissos da Castrolanda. No mês de agosto, a Comissão Mulher Cooperativista deu início ao 1º Ciclo de Mecanização Agrícola, em parceria com a Tratornew, concessionária New Holland nos Campos Gerais. O evento, realizado por videoconferência, é destinado às cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Castrolanda.

Palestras - O Ciclo é composto por quatro palestras ministradas por profissionais da New Holland e parceiros e trata de temas relacionados às tecnologias no agronegócio. O primeiro encontro online aconteceu no dia 19 de agosto e abordou a mecanização no plantio e pulverização.

Ideia - A ideia do Ciclo surgiu a partir do Dia de Campo Feminino, que era realizado anualmente pela Comissão Mulher Cooperativista com visitas para conhecer técnicas e maquinários agrícolas nas propriedades. Com a impossibilidade de realizar o evento presencial por conta da pandemia de Covid-19, a Castrolanda e a Tratornew decidiram elaborar palestras, por videoconferência, com temas escolhidos pelas mulheres cooperativistas, conforme explica o Analista de Relacionamento com o Cooperado, William Santos.

Levantamento - “Realizamos um levantamento com para saber quais seriam os assuntos mais interessantes de acordo com a realidade delas. Temos a palestra com profissionais da Tratornew e elas também podem tirar as suas dúvidas. Inicialmente, abrimos 25 vagas para a primeira palestra e tivemos um público de quase 30 participantes. Isso mostra que a temática atrai a atenção das mulheres cooperativistas, visto que elas estão cada vez mais envolvidas tanto na gestão da propriedade como na parte operacional”, conta William.

Conteúdo - De acordo com a Coordenadora de Marketing da Tratornew, Cíntia Schlüter, o material das palestras é preparado para tratar desde a parte básica até as questões mais avançadas da mecanização agrícola. “Queremos dar esse embasamento para que, quando elas chegarem em uma colheita, ‘batam o olho’ e lembrem que aprenderam sobre isso. As palestras ajudam a abrir o patamar de conhecimento e envolvimento delas na área. Elas só vão poder expressar uma opinião se tiverem conhecimento de causa. Então, pensamos em uma forma de contribuir e criamos esse ciclo para fortalecer ainda mais a presença das mulheres na área e esse laço de parceria entre fábrica, concessionária e Castrolanda”.

Envolvimento - Jeanine Rabbers é filha de cooperado e conta que há três meses tem se envolvido mais nos negócios da família e o conhecimento adquirido no Ciclo tem auxiliado neste processo. “Eu gostei muito por ser uma atividade destinada só para nós, mulheres. Também podemos fazer parte dos negócios do campo e aprender sobre coisas da lavoura, como funcionam os maquinários. Gostei muito de conhecer as formas de plantio, que agora tudo é computadorizado. Antes, lavoura e parte de fazenda era só para os homens, mas agora as mulheres também estão participando e vendo um campo aberto para isso”.

Como participar - As cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Castrolanda que tiverem interesse em participar das palestras do Ciclo de Mecanização Agrícola podem realizar a inscrição com o setor de Relacionamento com o Cooperado.

Programação - Programação das próximas palestras

- 16/09, às 16h30: Mecanização na colheita de grãos

- 07/10, às 16h30: Pecuária leiteira e tecnologias na mecanização para uma melhor nutrição animal

- 11/11, às 16h30: Agricultura digital e seus impactos financeiros

Comunicação Castrolanda

Sobre a Castrolanda - O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo. Com 4,5 bilhões de reais de faturamento e aproximadamente 3700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial - carnes, leite e batata. O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade. (Imprensa Castrolanda)      

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias