Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM DE MERCADO III: Agronegócio é oportunidade para mais inclusão e desenvolvimento, diz Fava Neves

 

 

cabecalho informe

FÓRUM DE MERCADO III: Agronegócio é oportunidade para mais inclusão e desenvolvimento, diz Fava Neves

 

forum mercado iii 11 10 2021Se acharem que seremos grandes players na área química, em computadores, automóveis, não é o que eu acredito. Penso que a possibilidade para o desenvolvimento da nossa sociedade, com mais inclusão de pessoas e criação de oportunidades, é o Brasil sendo a fazenda, a indústria de alimentos e o restaurante do mundo”, afirmou o professor da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcos Fava Neves. Um dos palestrantes do Fórum de Mercado das Cooperativas Paranaenses, o pesquisador defendeu a construção de valor por meio da verticalização, agricultura circular e industrialização, “com um planejamento articulado que amplie a participação do setor em mercados globais.” O evento online, promovido pelo Sistema Ocepar, teve cerca de 120 espectadores, profissionais e gestores do cooperativismo paranaense.  

 

Liderança - Fava Neves ministrou a palestra “O futuro do agronegócio e a importância da atuação articulada nos mercados para as cooperativas”. O professor defendeu que o país consolide a posição de fornecedor mundial sustentável de alimentos, bioenergia e outros produtos. Segundo ele, o objetivo deve ser a criação e captura de valor, para viabilizar mais oportunidades aos brasileiros. “Podemos chegar a 2030 com uma posição ainda maior de liderança no setor agropecuário. Já somos os maiores exportadores de laranja, soja, açúcar, frango, café, carne bovina e celulose. E podemos em breve assumir a liderança nas vendas internacionais de milho e algodão. No entanto, para que isso se concretize, é necessário ter uma estratégia com o foco na redução de custos, diferenciação e ações coletivas”, disse. 

 

Valor compartilhado - Na opinião do professor, é chegado o momento em atuar de forma conjunta com consistência, esquecendo os erros do passado. “É importante construir valor e crescer, tanto regionalmente quanto globalmente, ampliando as vendas dos produtos do agronegócio brasileiro. “Em específico ao setor cooperativista, acredito que as cooperativas vão prosperar se tiverem obsessão em criar valor compartilhado, entregando soluções, margem e engajamento aos produtores e demais stakeholders”, finalizou. 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias