Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FEBRAPDP: Federação lança eventos comemorativos a meio século do plantio direto

 

 

cabecalho informe

FEBRAPDP: Federação lança eventos comemorativos a meio século do plantio direto

FEBRAPDP 22 10 2021A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) lança no dia 27 de outubro dois eventos simultâneos e híbridos (presencial e digital) para comemorar seus 30 anos de existência e os 50 anos do Plantio Direto. Em parceria com a Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS), a FEBRAPDP promoverá o 18° Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto entre os dias 5 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu (PR).

Lançamento oficial- O lançamento oficial e os detalhes dos eventos poderão ser conferidos em conferência on-line no dia 27 de outubro, a partir das 15 horas, pelas páginas da Federação no Facebook (https://www.facebook.com/329665733801507/posts/3887712287996816/) ou no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=JVw7nzZ6rSM&ab_channel=Federa%C3%A7%C3%A3oPlantioDireto). Neste evento on-line e gratuito, o diretor da FEBRAPDP e coordenador do Projeto Nacional “Sistema Plantio Direto: base para Agricultura Sustentável”, João Carlos de Moraes Sá, irá proferir palestra com o mesmo tema dos eventos comemorativos do ano que vem, que é “O Sistema Plantio Direto preservando o solo, a vida e as gerações futuras”. Sá monstrará o quanto o Plantio Direto melhora a qualidade do solo e impacta positivamente no aumento da produtividade e rentabilidade das culturas com sustentabilidade – a palavra de ordem mundial do momento.

Eventos em 2022 - De 5 a 8 de julho de 2022, o tema do 18º Encontro Nacional e 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto será aprofundado em palestras e debates de alto nível com os melhores especialistas e produtores do Brasil e do mundo; além de exposição de resumos científicos, dia de campo interativo e visitas técnicas no Brasil e Paraguai.

Soluções sustentáveis - Segundo o presidente da FEBRAPDP, Jônadan Hsuan Min Ma, as melhores propostas e soluções sustentáveis para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental do agronegócio serão apresentadas aos participantes presenciais e virtuais. “Este é o maior evento da agricultura sustentável do País. E, este ano, queremos frisar a importância do Sistema Plantio Direto para garantir a preservação do solo e, consequentemente, da vida e das gerações futuras.

População - A população precisa saber que os produtores que usam este sistema produzem alimentos com sustentabilidade e responsabilidade, não causam desmatamento nem usam defensivos agrícolas de forma abusiva e descontrolada ou qualquer mão de obra escrava ou infantil. Não vamos falar só de assuntos técnicos, vamos tratar da vida e das gerações futuras que dependem do solo para se alimentarem”, resume Jônadan.

Público - O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é direcionado para o setor produtivo do agronegócio brasileiro e, nesta 18ª edição e 1ª edição Mundial, das Américas, são esperados mais de 800 participantes, entre produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores e acadêmicos, cooperativas e empresas de todo Brasil e de países como Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Chile, países membros em CAAPAS, e de todo o mundo.

Medalha Herbert Bartz - Uma das novidades desta edição será o lançamento e concessão inédita da Medalha de Honra Herbert Bartz, com o objetivo de premiar os produtores rurais que se destacaram, no Brasil e nos países das Américas, pela conservação do solo e o aumento da produtividade com sustentabilidade de sua propriedade, utilizando como base o Sistema Plantio Direto (SPD).

Pioneiro - O nome da premiação é do produtor Herbert Bartz, descendente de alemães, que é o 'pai' do Plantio Direto no Brasil por ter sido a primeira pessoa a usar a técnica no país em 1972. Na época, foi considerado maluco por adotar o sistema que permite a semeadura no solo, sem aragem e a partir da rotação de culturas. Após muita luta e a conquista de adeptos que viram que o sistema restabelecia a biodiversidade da terra, o Plantio Direto foi considerado revolucionário na agricultura brasileira. Bartz faleceu este ano, em 29 de janeiro, aos 83 anos na região Norte do Estado do Paraná, onde vivia.

Pilares - O Sistema Plantio Direto (SPD) é baseado em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo, feita preferencialmente com plantas vivas, mas podendo ser morta (palha), e a diversificação de plantas no sistema de rotação de cultivos. Em 2020, o Plantio Direto chegou a ser adotado em 36 milhões de hectares, representando cerca de 54% da área de produção de grãos no território brasileiro.

FEBRAPDP - A FEBRAPDP é referência em Sistema Plantio Direto e exerce papel fundamental na expansão desta tecnologia e da Agricultura Conservacionista no Brasil e no mundo. Com a contribuição de seus associados e empresas parceiras, a FEBRAPDP desenvolve pesquisas, estudos e projetos relevantes para a defesa, modernização e disseminação do Sistema Plantio Direto, além da representação dos interesses dos produtores agropecuários nas diversas esferas do governo e da sociedade civil. A entidade foi criada em um encontro de Plantio Direto em Cruz Alta (RS) no ano de 1992, a partir do Clube da Minhoca de Ponta Grossa (PR) fundado por Manoel Henrique Pereira (Nono Pereira) e Franke Djikstra em 1979, visando difundir o SPD em todo o país. (Assessoria de Imprensa da FEBRAPDP)

SERVIÇO

Lançamento oficial do 18°Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto

Data: 27 de outubro de 2021

Horário: 15 horas (horário de Brasília)

Onde: Facebook: https://www.facebook.com/329665733801507/posts/3887712287996816/

ou YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JVw7nzZ6rSM&ab_channel=Federa%C3%A7%C3%A3oPlantioDireto

Mais informações: telefone (45) 98431-6606 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias