Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CONGRESSO INTERNACIONAL: Anunciada a programação completa do IFC 2021

 

 

cabecalho informe

CONGRESSO INTERNACIONAL: Anunciada a programação completa do IFC 2021

congresso internacional 26 10 2021O evento de referência da aquicultura brasileira chega à terceira edição com o maior encontro do setor do pescado, um marco da nova era em que vive a produção brasileira com a abertura de novos mercados e fortes investimentos em expansão da produção.

Data - O 3º International Fish Congress & Fish Expo será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu (PR). Reunirá feira de negócios com mais de 100 estandes de empresas nacionais e internacionais, espaço para novas tecnologias de recirculação, mostra de trabalhos científicos e palestrantes de mais de 15 países, entre os maiores especialistas do mundo. O tema geral sintetiza a orientação central do Congresso: “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global”.

Grande encontro do setor - O presidente do IFC 2021 e ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin assinala que “a terceira edição do IFC Brasil consolida-o como o grande encontro do setor. Inovamos ao criar o evento em 2019, com o conceito de reunir em um só tempo e lugar o conjunto da cadeia produtiva do pescado, para discutir tendências, projetar o futuro e construir caminhos para o desenvolvimento com a visão de futuro, ou seja, consolidar uma cadeia competitiva e sustentável. O setor entendeu a proposta e o evento foi um sucesso, com mais de 1.200 participantes”.

Proposta - A diretora executiva Eliana Panty destaca que a proposta do International Fish Congress é unir o setor, as entidades, promover diálogos, aproximar, definir pautas e estratégias comuns. “Estamos vivendo um momento ímpar, com uma grande evolução da cadeia de pescados brasileira na última década, especialmente na aquicultura e na indústria. Além de fortalecer o mercado interno, estamos ampliando as exportações e nos inserindo no mercado externo, o que é muito relevante. Ao escoar nossa produção para o mundo, temos maiores condições de desenvolver o potencial pesqueiro e aquícola, que é o nosso grande desejo”, afirma.

Dinamismo - O IFC 2021 debaterá a sustentabilidade do setor que cresce a passos largos, na esteira das cooperativas no Sul do país que agregaram a expertise da produção avícola para a cadeia do pescado. “O Brasil tem um grande potencial, com capacidade para produzir 20 milhões de toneladas/ano. Temos as melhores condições do mundo para a produção, clima favorável, uma costa de mais de 8.500 km de extensão, 13% da água doce do mundo, espécies nobres, além de fontes de matéria-prima como soja e milho para ração de qualidade. Para isso, precisamos ter a cadeia estruturada e sermos competitivos globalmente. O evento se propõe a avançar nessas discussões”, enfatiza Gregolin.

Bússola - Diante deste latente potencial, o International Fish Congress destaca-se como uma bússola para a organização da cadeia de pescados. “Na perspectiva de desenvolvimento competitivo, sustentável e focado no mercado global. Esse é o tripé do evento”, informa Gregolin. “Desde a primeira edição, em 2019, o IFC tem esse mote”, completa.

Tendências globais - Estarão na pauta as tendências globais de consumo de pescados como praticidade e produção sustentável. “O consumidor quer saber como a proteína foi produzida, qual o impacto regional, em termos de emprego e renda, como influencia as condições de vida das pessoas, de preservação ambiental, entre outros. Tudo isso com competitividade e qualidade”, afirma.

Temas-chave - Em um momento do setor marcado por investimentos internacionais e nacionais, aquisições e abertura de novos mercados para novos produtos, o evento pontua a discussão sobre os temas-chave e estratégias de crescimento sustentável, com painéis de discussão e a presença das maiores empresas do setor.

Novidade - Além dos palestrantes internacionais, o evento oferecerá uma experiência nova com o Hands On Aqua, um espaço para interação com novas tecnologias como recirculação e produção em alta densidade, produção em grandes tanques e novas tecnologias que estão chegando ao mercado.   Serão apresentadas tecnologias inéditas e lançamentos serão feitos na Fish Expo, feira de negócios que vai reunir mais de 100 empresas de nutrição, sanidade, equipamentos e aditivos para a aquicultura.

Outros atrativos - A rodada de negócios e o Arena do Conhecimento Sebrae são outros atrativos da programação, focalizando os temas estratégicos para a organização e fortalecimento da governança e liderança local, estruturação da assistência técnica dos pequenos produtores, ampliação de mercado e canais de comercialização.

Apoio unânime - O 3º International Fish Congress tem a coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep) e da Unioeste com apoio do Sebrae, Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (Abipesca), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel. O IFC 2021 conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sistema Faep/Senar-PR.

Site - Saiba mais acessando: http://www.internationalfishcongress.com.br/ (MB Comunicação)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias