Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias HISTÓRIA: Houve uma pioneira em Rochdale?

 

 

cabecalho informe

HISTÓRIA: Houve uma pioneira em Rochdale?

O superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) e do Sescoop/SC, Geci Pungan, através de um e-mail enviado à Ocepar, faz uma reflexão interessante sobre a fundação da primeira cooperativa no mundo, a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale", Inglaterra, 1844. O superintendente da Ocesc diz que frequentemente aquela organização recebe trabalhos de conclusão de curso, estudos de casos e também monografias, organizadas por estudantes universitários, muitos dos quais com apoio financeiro do Sescoop estadual. "Para a organização - diz Geci - é uma satisfação ver os resultados da dedicação de cada um, principalmente quando o tema escolhido está ligado a própria cooperativa em que o beneficiário trabalha, o que evidencia seu interesse em colaborar e construir melhorias na empresa, o que significa uma ligação mais profunda que o simples vínculo empregatício".

Dúvida - "Recentemente, lendo um estudo de caso de uma estudante de Curso de Administração deparamo-nos com o que nos parece um pequeno equívoco. Não da estudante, mas sim da literatura brasileira referente ao cooperativismo. Menciona ela que a primeira cooperativa formalmente constituída, dos Probos Pioneiros de Rochdale - Manchester - Inglaterra, foi formada por 27 homens e uma mulher, como aliás, está citado na grande maioria da literatura que versa sobre o cooperativismo no país", destaca. Mas segundo ele, que no ano de 2007, esteve na sede da primeira cooperativa, na Inglaterra, em Rochdale, onde funciona hoje um museu, teve o privilégio de ver em uma vitrine um livro de ata da época (ano de 1800). "O livro está aberto justamente numa página onde consta textualmente ‘The first woman member involved was Eliza Brerley on March 16th 1846' (A primeira mulher associada envolvida(ou admitida) foi Eliza Brerley em 16 de março de 1846)", relata. (veja foto desta ata, registrada por Geci em anexo em nossa página na internet)

Divergência - "Percebendo a divergência, não resisti e fotografei por trás da vitrine e, ainda que desfocada, permite a leitura, como se vê na foto. Considerando que a cooperativa dos Probos Pioneiros de Rochdale foi constituída em dezembro de 1844 e destacando-se a informação acima constante em seu livro de atas exposto no Museu Rochdale, conclui-se haver uma contradição de informações. Ademais revendo os nomes dos 28 associados pioneiros, são todos nomes masculinos. Assim, salvo outras pesquisas que comprovem o contrário, ao meu ver, há um equívoco a ser corrigido aqui em nossa literatura", comenta Geci Pungan.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias