Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTEGRADA: Plantio da soja segue em ritmo acelerado

 

 

cabecalho informe

INTEGRADA: Plantio da soja segue em ritmo acelerado

integrada 08 10 2013Com umidade na medida certa e boas condições climáticas, cooperados da Integrada intensificam o plantio de soja nesta semana. Na região oeste do Paraná, onde os trabalhos costumam ser antecipados, a implantação das lavouras deve ser concluída até meados de outubro. Com aproximadamente 70% de soja plantada na região de Guaíra, já tem áreas com plantas de soja com três trifólios. Com previsão de boas chuvas para o próximo final de semana, o plantio está acelerado e deve se encerrar por volta do dia 15 de outubro.

Boas condições - “Em relação às áreas plantadas, a cultura se encontra em bom estado de germinação e apresenta boas condições para atingir o potencial inicial estimado”, explica Jun Tsukada, coordenador técnico da Regional Guaíra.

Chuvas - Na região de Goioerê, as chuvas da última semana deram as condições ideais de plantio e grande parte dos cooperados está no campo. Na regional, mais de 60% do plantio está concluído. No entanto, em algumas áreas os trabalhos estão mais adiantados, como em Rancho Alegre do Oeste e Quarto Centenário, que devem encerrar a semana com mais de 90% da área plantada.

Preocupação - De acordo com o coordenador técnico da Regional Goioerê, Gilberto Matushita, nessa mesma época do ano passado, o plantio estava praticamente concluído na região. “Devido à estiagem do último mês, algumas áreas não puderam ser manejadas a tempo para receber as plantadeiras. Por isso, existe uma certa preocupação dos produtores, principalmente em relação à implantação futura do milho safrinha”, explica

Reta final - Em Ubiratã, tradicionalmente uma das primeiras áreas do Paraná a fazer o plantio da soja, os trabalhos estão na reta final e devem ser concluídos até este final de semana. De acordo com o Coordenador Técnico da Regional, Eder Morador, o plantio na região começou dia 20 de setembro e a previsão dos cooperados é iniciar a colheita em meados de janeiro e inicio de fevereiro. “Estamos presenciando o mesmo cenário da safra passada, com plantio e colheita antecipados. Mesmo com um pouquinho de frio, principalmente pela manhã, as lavouras estão germinando bem, com um estande muito bom. Inclusive, alguns produtores já estão fazendo controle pós-emergente com herbicidas”, diz ele. (Imprensa Integrada)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias