Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias TURISMO E LAZER: Cooptur divulga potencial turístico do PR entre jornalistas de vários estados

 

 

cabecalho informe

TURISMO E LAZER: Cooptur divulga potencial turístico do PR entre jornalistas de vários estados

Um grupo de jornalistas do Paraná e de outras regiões do país, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul iniciou, na tarde desta quarta-feira (09/10), uma viagem por destinos turísticos existentes no Estado ainda pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Trata-se do Fun Press Tour, uma iniciativa da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) que conta com apoio do Sebrae/PR, Sistema Ocepar e Fecomércio. Antes de pegar a estrada, os jornalistas estiveram na sede da Ocepar, onde foram recebidos pelo superintendente José Roberto Ricken, que repassou dados gerais sobre o sistema cooperativista paranaense. “Para nós, é muito importante mostrar alguns números do cooperativismo para que as pessoas tenham noção do que o nosso setor congrega. A nossa missão é organizar economicamente as pessoas para elas tenham renda e conquistem uma melhor qualidade de vida”, ressaltou Ricken ao iniciar sua explanação.

Importância – O superintendente destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde elas atuam, lembrando que o cooperativismo responde por aproximadamente 60% do PIB agropecuário. “Isso é uma grande responsabilidade e significa que pelas cooperativas passam em torno de 20 milhões de toneladas de alimentos e produtos”, disse. Ainda de acordo com ele, o cooperativismo paranaense deve encerrar 2013 atingindo mais de R$ 40 bilhões de movimentação econômica. Ricken também citou o crescimento das cooperativas de crédito. “Nesse segmento, o Brasil ocupa atualmente o 14º lugar no mundo. No país, o cooperativismo de crédito já é o sexto maior grupo financeiro e a tendência é crescer muito mais”, frisou. O superintendente da Ocepar ainda falou sobre os resultados obtidos por meio das exportações que, em 2012, alcançaram US$ 2,2 bilhões, das ações na área de capacitação, entre outros itens.

Roteiro – Após a breve palestra, os jornalistas iniciaram um roteiro por diversas cidades da região Centro-Sul. A viagem encerra no domingo (13/10), quando o grupo retorna a Curitiba. De acordo com o vice-presidente da Cooptur, Márcio Canto de Miranda, cada município possui diferentes atrativos. 

Ideia ampliada – Ele explicou que a ideia de promover o Fun Press Tour surgiu a partir da experiência bem-sucedida ocorrida ano passado, quando foi formado um grupo de jornalistas paranaenses para passar um final de semana em Prudentópolis. “Daí, veio a ideia de fazer algo maior, tentando chamar pessoas de fora do Paraná e, agora, sim, trabalhar um roteiro maior, com pessoas de outros estados pois entendemos que temos que divulgar o Paraná lá fora, inclusive para desmistificar que no estado a única atração que existe são as Cataratas do Iguaçu”, afirmou.

Trabalho diferenciado - Miranda disse ainda que a Cooptur consegue fazer um trabalho diferenciado, por ser uma cooperativa. “Faz toda a diferença o fato de sermos uma cooperativa e o player do nosso negócio ser um cooperado. O nosso poder de articulação é muito maior. Turismo tem tudo a ver com o cooperativismo, pois funciona de forma associativa, visando o desenvolvimento da comunidade. É um sistema que faz a diferença e dá resultado”, completou. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias