Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Produção nacional de pescados pode atingir mesmo patamar do frango


Além de fazer parte da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), o Deputado Federal paranaense Luiz Nishimori preside a Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura. Em entrevista à Rádio Paraná Cooperativo, Nishimori explica como está indo o trabalho.

Ouça aqui!

Gestão participativa e transparente levou cooperativa de Londrina a reconhecimento nacional


A Cooperativa Integrada, de Londrina, foi nacionalmente reconhecida pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar. A conquista dessa certificação foi resultado de uma pesquisa ocorrida em julho deste ano que mediu o grau de satisfação dos colaboradores junto à cooperativa.

Ouça aqui!

É possível prevenir o Oídio do Trigo?


O clima ameno e seco registrado na Região Sul do Brasil traz um alerta para os produtores de trigo, pois já existem registros da ocorrência de Oídio nas lavouras. O Engenheiro Agrônomo Johny Brito, da Biotrigo Genética, de Passo Fundo/RS, explica como essa doença é causada.

Ouça aqui!

Deputado membro da Frencoop defende liberação de mais defensivos agrícolas


Em visita à sede do Sistema Ocepar, no dia 19/08, em Curitiba, o Deputado Federal Luiz Nishimori defendeu a atualização da lei que trata sobre os defensivos agrícolas, para que os produtos sejam aprovados com mais rapidez e atendam à demanda por novos produtos, garantindo a segurança alimentar. Ele não concorda com as recentes críticas feitas ao Ministério da Agricultura devido à liberação de um grande número de pesticidas. Para Nishimori, é preciso liberar muito mais.

Ouça aqui!

Cooperativas têm reformado, construído e adequado postos de controle de trânsito de animais pelo Paraná


A construção de um novo Posto de Fiscalização de Trânsito Agropecuário (PFTA) da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, deve ampliar o potencial de defesa da sanidade do Estado. Com investimento de R$ 1,3 milhão, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Paraná (Fundepec), o posto localizado na Rodovia Regis Bittencourt, km 11, vai garantir o controle do trânsito de animais.

Ouça aqui!