Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Não cobrança de tarifa de cheque especial é um ato respeito com associado


A cooperativa de crédito Sicredi foi mais uma a não cobrar a tarifa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500,00, que passou a valer em 6 de janeiro, com autorização do Banco Central. Adriana Mees, Diretora Executiva da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, diz que esta decisão reflete a preocupação da cooperativa de colaborar com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados Brasil afora. Adriana também fala um pouco sobre os programas de Educação Financeira que a cooperativa de crédito adota. 

Ouça aqui!

Aplicativo da Fundação ABC oferece solução completa para o trabalho do agricultor


O produtor rural não pode deixar de conhecer um aplicativo criado especialmente para as suas necessidades no campo: o SigmaABC. Quem nos fala sobre ele é Fabio Crestani, Gerente de Vendas e Projetos. O SigmaABC é uma criação da Fundação ABC, entidade ligada às cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de promover soluções para produtores rurais. Saiba mais: www.sigmaabc.org

 

Ouça aqui!

Entenda o que o produtor ganha com a alteração de regras do crédito rural


A proposta conhecida como MP do Agro é o projeto de lei de conversão de autoria do deputado Pedro Lupion (DEM-PR), que estabelece Fundos Garantidores Solidários (FGS) para as linhas de crédito – com participação de produtores rurais e credores. Segundo o texto, poderá haver vários FGS, contanto que cada um deles tenha um mínimo de dois devedores, contribuindo com 4% dos saldos devedores. Igual percentual incidirá para os credores. Matéria produzida pela reportagem da Rádio Paraná Cooperativo explica o que o produtor ganha com a alteração de regras do crédito rural. 

 

Ouça aqui!

André Pessoa fala sobre os desafios e perspectivas do mercado de grãos


O economista e sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, falou sobre os desafios e as perspectivas do mercado de grãos. Foi durante o Fórum de Mercado, evento promovido pelo Sistema Ocepar e que, neste mês, foi realizado no Show Rural Coopavel. A participação de André Pessoa aconteceu no segundo dia de atividades da Casa Paraná Cooperativo, espaço coordenado destinado às cooperativas paranaenses no Show Rural. Segundo o economista, a boa notícia é a recuperação do rebanho suíno na China.

 

Ouça aqui!

Pesquisadores falam sobre a importância de respeitar o solo


Tratar o solo com o respeito que ele merece e aplicar as tecnologias corretas e já disponíveis para obter dele os melhores resultados ao agricultor, à economia e ao meio ambiente. Essa foi a síntese do já tradicional workshop a jornalistas realizado na manhã desta quarta-feira (05/02) em um dos ambientes da Embrapa no 32º Show Rural Coopavel. O evento foi organizado com apoio da Ocepar e da Coopavel.O agrônomo da Embrapa, Alvadi Antônio Balbinot Júnior, apresentou informações sobre solo, meio ambiente, erosão, técnicas e quanto aos cuidados para que as produções possam garantir todo o seu potencial.

 

Ouça aqui!