Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Fórum discute adoção do Compliance nas cooperativas e a Lei Geral de Proteção de Dados

 

cabecalho radio

Fórum discute adoção do Compliance nas cooperativas e a Lei Geral de Proteção de Dados


Os temas compliance, ou estar em conformidade, e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entrará em vigor em 2020, vem ganhando espaço na gestão das cooperativas. Não à toa, estes dois assuntos foram os temas do IV Fórum de Excelência da Gestão do Sistema Ocepar, realizado em 12 de novembro, no auditório da organização, em Curitiba. O Fórum contou com a presença de 100 participantes, de 36 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, produção de bens e serviços e saúde. Durante todo o dia, um time de especialistas falou sobre compliance a LGPD sob a ótica de legislação, tecnologia e segurança. Um deles foi o professor e consultor Wagner Giovanni, diretor da Compliance Total. O especialista destacou que a empresa que ainda não tem compliance corre um risco muito grande, enquanto que a empresa já adotou o compliance consegue ter uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Ao abrir a programação de palestras, Giovanni disse que a tendência de mercado hoje é que as empresas se estruturem e montem seus programas de compliance e seus mecanismos de integridade.

Para contar a experiência de como foi implantar o compliance, participaram do Fórum de Excelência de Gestão o Chief Compliance Officer da BRF, Reynaldo Goto, e o gerente de Governança, Riscos e Compliance da Unimed BH, Daniel Marques Garcia.
Segundo ele, o compliance iniciou de maneira informal na Unimed BH.

Daniel contou que não foi fácil implantar o compliance na cooperativa médica.

Ainda durante o Fórum na Ocepar, Caio Cesar Carvalho Lima, sócio do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, falou sobre os impactos da LGPD para as companhias como um todo, lembrando que ela se aplica ao tratamento de qualquer dado pessoal.

Caio também falou sobre as principais dúvidas das empresas sobre a lei.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

 

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn