Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Cooperativas voltam a se reunir com Ministra Tereza Cristina por videoconferência

 

cabecalho radio

Cooperativas voltam a se reunir com Ministra Tereza Cristina por videoconferência


Lideranças cooperativistas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais voltaram a se reunir com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com o Secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio Marques, e com o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, por videoconferência, nesta quarta-feira (25/03). Os Presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara e o Superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, também participaram da reunião virtual, que discutiu as demandas apresentadas na videoconferência realizada no dia 18 de março, e fazer avaliação das dificuldades enfrentadas pelo setor com o Covid-19, o novo coronavírus.

A Ministra Tereza Cristina fez um breve relato de todas as medidas que foram tomadas pelo Governo até o momento no sentido de diminuir o impacto do Covid-19 no setor do agronegócio brasileiro. "Estamos mobilizados, praticamente 24 horas por dia, para dar continuidade aos trabalhos do ministério. Pregamos a harmonia entre o governo federal, prefeitos e governadores, para que ações localizadas não venham prejudicar a continuidade na produção de alimentos, fundamental para este momento crítico que vivemos. O que não podemos e não vamos deixar acontecer é o desabastecimento.

Tereza Cristina procurou tranquilizar os participantes da videoconferência, compartilhando o andamento de algumas das propostas apresentadas pelo setor e assegurou que o Ministério está empenhado em encontrar soluções para as questões levantadas pelas cooperativas e produtores rurais.

Na sua participação na videoconferência, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken manifestou a principal preocupação do setor neste momento: a falta de liquidez de algumas cooperativas, que estão pagando aos cooperados no recebimento da atual safra. O dirigente sugeriu à ministra para que seja conversado com o Banco Central no sentido de que realize ações junto ao sistema financeiro para que neste momento sejam disponibilizados recursos para fluxo de caixa. "Este é um dinheiro que retornará em breve e, neste momento crítico, é de suma importância", frisou Ricken.

Participaram da videoconferência com a ministra Tereza Cristina, dirigentes das cooperativas do Paraná: Frimesa, C.Vale, Copacol, Lar, Coamo, Copagril, Coopavel, C.Vale, Bom Jesus, Integrada, Unium – Castrolanda, Frísia e Capal, e das cooperativas Cooxupé, de Minas Gerais, Aurora e Ocesc, de Santa Catarina, e Fecoagro, do Rio Grande do Sul, e técnicos das entidades.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

 

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn