Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Status de zona livre de aftosa sem vacinação vai garantir impulso ao Paraná no pós-pandemia

 

cabecalho radio

Status de zona livre de aftosa sem vacinação vai garantir impulso ao Paraná no pós-pandemia


Mesmo diante da grave crise sanitária causada pela pandemia de coronavírus que assola o mundo, o Paraná mantém a programação em dia para conquistar o status de Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O título permitirá ao setor agropecuário paranaense ampliar mercados e é considerado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior como essencial para impulsionar a retomada econômica pós-Covid-19.

A expectativa é que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) chancele a nova condição paranaense em maio de 2021, em um evento em Paris, na sede da entidade. O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, corrobora com o governador.

O gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, disse que todos os profissionais que estão em campo trabalhando na conclusão do inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino do Estado estão devidamente protegidos por equipamentos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de seguir as regras de distanciamento social. O mesmo vale para os produtores.

Este inquérito começou no dia 18/05. Serão coletadas amostras do sangue de quase 10 mil animais em 330 propriedades rurais. Esta é uma das últimas providências para o reconhecimento internacional, o Diretor-Presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.

Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

 

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn