Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Mesmo com estiagem se prolongando desde junho/2019, produtores conseguem boa colheita dos principais grãos da primeira safra


O Paraná vive a estiagem mais prolongada desde 1997, quando o Simepar começou a monitorar as condições do tempo. Essa situação pode comprometer a safra de inverno no Estado. Um estudo detalhado sobre o que ocorre neste ano em relação às chuvas aumenta a preocupação dos produtores. Dirlei Antonio Manfio, técnico do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, autor do estudo, disse que o impacto que esta estiagem vem provocando é na semeadura dos cereais de inverno.

Mesmo com a estiagem se prolongando desde junho do ano passado, produtores do Estado conseguiram garantir boa colheita dos principais grãos da primeira safra, sobretudo soja, milho e feijão. Segundo Dirlei, um dos fatores que justifica os bons resultados na produção foi que, mesmo com volumes inferiores de chuva, elas vieram no momento certo, garantindo a fertilidade da planta.

O Simepar tem 54 estações digitais no Paraná, com atualização a cada 15 minutos, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia tem outras 27 estações, atualizadas a cada hora. (Com informações da Agência de Notícias do Paraná)

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

 

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn