Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Sistema de certificação fitossanitária já está sendo adotado com sucesso no Paraná

 

cabecalho radio

Sistema de certificação fitossanitária já está sendo adotado com sucesso no Paraná

Os novos procedimentos para certificação fitossanitária, de origem e consolidada, estão ajudando a agilizar e padronizar o serviço de defesa vegetal no Paraná. Eles são previstos na Portaria nº 130 da Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, que regulamenta a utilização do SDSV, Sistema de Defesa Sanitária Vegetal, pelos responsáveis técnicos habilitados.

Conforme a nova norma, o CFO, Certificado Fitossanitário de Origem, e o CFOC, Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado, devem ser emitidos exclusivamente por meio do SDSV. Cabe ao responsável técnico realizar todos os procedimentos necessários no sistema, conforme as orientações da Adapar. Segundo o Coordenador do Programa de Certificação, Rastreabilidade e Epidemiologia Vegetal da Adapar, Juliano Farinácio Galhardo, o sistema já vem sendo utilizado com sucesso, e foi muito bem recebido por técnicos, produtores rurais e comerciantes, pois agilizou e trouxe maior confiabilidade aos procedimentos de certificação fitossanitária de origem e consolidada.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn