Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Cooperativismo de Crédito promove acesso a serviços financeiros no Brasil

O Cooperativismo de Crédito, segmento que já conta com mais de 12 milhões de adeptos no Brasil, é um dos mecanismos mais eficazes para promover acesso aos serviços financeiros às pessoas em municípios menores. A afirmação é resultado de um estudo que cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Sicredi.

Segundo Manfred Dasenbrock, Presidente Nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, o estudo mostra que o Cooperativismo de Crédito tem promovido a democratização do acesso aos serviços financeiros.

Apesar de forte presença no Interior, cooperativas como o Sicredi têm avançado nas cidades de médio e grande porte. São estratégias complementares, diz Manfred.

O estudo aponta ainda que o Cooperativismo tem capacidade para abertura de agências em municípios com 2,3 mil habitantes ou mais. Nos bancos comerciais essa possibilidade se restringe a cidades com mais de 8 mil habitantes. Essa inclusão financeira é um dos diferenciais do Cooperativismo de Crédito, nas palavras do Presidente Nacional do Sicredi.

O trabalho foi conduzido pelo especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, Juliano Assunção, pesquisador do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A pesquisa analisou dados de todos os municípios brasileiros, no período de 2007 a 2018, e traçou o perfil de atuação das instituições financeiras nos municípios.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn