Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Por que programa de energia elétrica do Governo Estadual é considerado histórico?

O Programa Rede Elétrica Inteligente, que será implantado pela Copel, tem um investimento total de 820 milhões de reais. O programa quer modernizar a gestão e a distribuição de energia elétrica no Estado.

Na primeira fase serão atendidos 151 municípios das regiões Leste, Centro-Sul, Sudoeste e Oeste, aproximadamente 4 milhões e 500 mil paranaenses. Com o novo sistema, as unidades consumidoras terão medidores digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, da subestação até o consumidor final.

Esse investimento tecnológico vai permitir leitura de consumo a distância e autonomia para cidadão monitorar o consumo em tempo real por aplicativo. O governador Ratinho Junior destaca que a rede será totalmente automatizada e que o programa é um salto histórico que permite, entre várias novas soluções, acabar com furtos de energia, tornar as cidades cada vez mais inteligentes e garantir monitoramento amplo da rede para, inclusive, diminuir as tarifas.

Segundo o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero, o programa é uma revolução tecnológica no setor e coloca o Paraná cada vez mais na vitrine dos investimentos privados, fundamentais, sobretudo, para a recuperação das condições da economia depois da pandemia.

As cidades que integram o Rede Elétrica Inteligente constam no site de notícias do Governo do Estado, www.aen.pr.gov.br.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações da Repórter Amanda Laynes, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn