Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Agricultores alertam no Senado que falta de insumos põe em risco a Safra de 2022

 

cabecalho radio

Agricultores alertam no Senado que falta de insumos põe em risco a Safra de 2022

A falta de insumos agrícolas para o plantio pode colocar em risco a safra do ano que vem, segundo participantes de audiência pública que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado fez, em 21/10. Produtores alertaram para a escassez de fertilizantes e defensivos agrícolas no Brasil.

Já existem registros de atrasos na entrega, cancelamento de contratos e de pedidos de compra. Há uma crise global de oferta e o Brasil importa a maior parte desses produtos. 80% dos fertilizantes usados nas lavouras brasileiras vêm do exterior. Para se ter uma ideia, das mais de 20 milhões de toneladas de fertilizantes usadas em junho deste ano, menos de 4 milhões foram fabricadas aqui.

A audiência foi pedida pelo Senador Zequinha Marinho.

Com a redução na oferta mundial, o preço tem subido rapidamente, alertou o Presidente da Comissão, o Senador Acir Gurgacz.

O Senador Luiz Carlos Heinze deu um exemplo das dificuldades que os produtores estão tendo ao comprar fertilizantes.

Sérgio de Zen, Diretor de Política Agrícola e Informações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) comentou o que o Governo Federal está fazendo para tentar resolver a questão.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações da TV Senado.

https://www.youtube.com/watch?v=gH3t38Psdck

baixar icon

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn