Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Deputado paranaense Membro da Frencoop é eleito Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária


O deputado paranaense Sergio Souza (MDB) foi eleito, nesta terça-feira, 1 de dezembro, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. O federal do Paraná ocupava a vice-presidência da FPA há dois anos. Para Sergio Souza, os principais desafios da bancada estão relacionados com a modernização da legislação que impulsione o Agronegócio, além de iniciativas que contribuam para desmistificar uma má imagem do segmento dentro e fora do país, e ações que deem segurança jurídica às atividades dessa cadeia produtiva. Sérgio Souza é também membro da Frencoop.

Ouça aqui!

Lições e novos aprendizados da pandemia vão ficar para sempre


A pandemia do coronavírus virou o mundo de cabeça pra baixo. Mudanças profundas na nossa vida pessoal, social e profissional que ficarão para sempre. No Cooperativismo não é diferente. Muitos foram os desafios a serem encarados, mas, felizmente, os obstáculos estão sendo superados.

Ouça aqui!

Pesquisador da Embrapa Florestas integra lista de pesquisadores mais influentes do mundo


George Brown, da Embrapa Florestas, é um dos 17 pesquisadores da Embrapa que estão entre os mais citados no mundo, de acordo com equipe da Universidade de Stanford. O ranking dos pesquisadores foi publicado no Journal PLOS Biology, em 16 de outubro de 2020, que fez a análise em um banco de dados mundial com sete milhões de cientistas. O estudo considerou quatro parâmetros e duas métricas: os mais citados em 100 mil e aqueles que figuram entre os 2% mais citados em suas respectivas áreas ao longo da carreira.

Ouça aqui!

Nova metodologia pedagógica vai nortear ações de apresentação do Cooperativismo aos diversos públicos


O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) formou duas turmas do curso de facilitadores do cooperativismo, uma de colaboradores internos da entidade e outra de agentes das cooperativas. O primeiro grupo foi capacitado entre os dias 13 de fevereiro e 6 de novembro e o segundo durou de 12 de novembro até 27 de novembro, em formato virtual pela plataforma Zoom.

Ouça aqui!

Crescimento do mercado interno do trigo brasileiro merece destaque


Demanda interna aquecida e condições de comercialização favorecidas pelo dólar valorizado proporcionaram um cenário bastante positivo para os produtores da Cooperativa Castrolanda nos Estados do Paraná e também em São Paulo. Apesar dos desafios impostos pelas condições climáticas, as culturas de trigo e cevada se mantiveram como a principal atividade dos cooperados da Castrolanda neste inverno, diz Rudinei Bogorni, Coordenador de Assistência Técnica e Agricultura de Precisão da cooperativa.

Ouça aqui!