Início Sistema Ocepar Comunicação Artigo Assinado

DESTAQUE

2012 FOI ESCOLHIDO PELA ONU PARA SER O ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

 

Joao Paulo_Koslovski2012AnoInternacional

 2012, o Ano das Cooperativas

 

João Paulo Koslovski,

presidente do Sistema Ocepar

(Organização das Cooperativas do Estado do Paraná)

 

 

A ONU - Organização das Nações Unidas declarou 2012 como o ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, num claro reconhecimento da importância das cooperativas para a viabilização das atividades de milhões de pessoas no mundo todo.

Certamente este reconhecimento vai despertar o interesse da população pelo cooperativismo, permitindo que o público saiba mais sobre a contribuição das nossas cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico.

Também objetiva encorajar os governos a estabelecerem políticas, leis e normas que permitam apoiar e estimular o trabalho solidário e cooperativo como forma de melhor distribuir renda e valorizar as pessoas.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon disse que as cooperativas existem para mostrar à comunidade internacional que é possível buscar viabilidade econômica com responsabilidade social. Vamos aproveitar essa oportunidade para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o importante papel que o cooperativismo desempenha não só no Paraná, como em todas as partes do mundo.

Em nosso caso, a sociedade paranaense começa a sentir com mais intensidade as ações econômicas e sociais promovidas pelo cooperativismo. As cooperativas são um instrumento de viabilização das atividades de seus membros, nos diferentes setores da atividade humana. A promoção e a valorização das pessoas, o comprometimento com a sociedade onde atuam, a preocupação e ações voltadas ao meio ambiente, a educação e profissionalização de seus membros em todos os níveis (cooperados, familiares, dirigentes e colaboradores) estão no DNA da cooperação.

Hoje, mais do que nunca, o cooperativismo tem dado uma demonstração de que é possível promover grandes transformações nas pessoas e, consequentemente na própria sociedade, quando se pratica a cooperação na verdadeira acepção da palavra.

As cooperativas estão presentes em todo o Estado, com especial força e importância no interior, promovendo e otimizando o desenvolvimento regional. Em 2011, foi possível atingir o excelente crescimento de 20% na movimentação econômica do cooperativismo paranaense, quando comparado a 2010. Foram mais de 32 bilhões de reais que irrigaram a economia das diferentes regiões em que as cooperativas atuam, promovendo o desenvolvimento e melhorando as condições de vida dos 2,5 milhões de paranaenses que hoje fazem parte do sistema cooperativista estadual. Atualmente, 11 cooperativas do Paraná têm movimentação econômica superior a 1 bilhão de reais por ano (cada uma), uma força dinâmica que gera empregos e renda.

Atualmente são 1,5 milhão de postos de trabalho gerados pelas cooperativas do Paraná, o que dá a dimensão de sua importância para as pessoas que fazem parte do Sistema e para a própria economia paranaense.

Por tudo isto, temos a esperança de que 2012 será um bom ano para as nossas cooperativas mas, principalmente, para as pessoas que dela fazem parte e também um estímulo para que sejamos mais solidários e cooperativos para construir um mundo melhor.

Últimas Notícias