Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PARALISAÇÃO: Em entrevista, presidente da Ocepar fala sobre a mobilização para assegurar abastecimento

 

 

cabecalho informe

PARALISAÇÃO: Em entrevista, presidente da Ocepar fala sobre a mobilização para assegurar abastecimento

paralisacao 04 06 2018Os detalhes da mobilização realizada na semana passada pela Ocepar para garantir o abastecimento de supermercados de Curitiba, em virtude da paralisação dos caminhoneiros, foram repassados pelo presidente da entidade, José Roberto Ricken, ao jornalista José Wille, no sábado (02/06), durante o programa Band Entrevista, transmitido pela TV Band Curitiba. De acordo com Ricken, o movimento paredista, que se prolongou por 11 dias, afetando o trabalho de cooperativas e cooperados, causou prejuízo de mais de R$ 1 bilhão ao cooperativismo paranaense. “É uma perda real que não se recupera mais”, ressaltou Ricken. Esse dano foi provocado pela interrupção das atividades em 25 agroindústrias que atuam com lácteos, carnes, grãos, açúcar e álcool e fertilizantes. Diariamente, nove plantas deixaram de abater 2,3 milhões de cabeças de aves, quatro deixaram de abater 12,7 mil cabeças de suínos, duas deixaram de abater 180 mil tilápias e seis agroindústrias deixaram de processar 3 milhões de litros por dia.

Abastecimento – Ainda de acordo com o presidente da Ocepar, na medida em que a paralisação se estendia, aumentava a preocupação do setor com o desabastecimento da população, o que motivou a entidade a organizar comboios de caminhões que se deslocaram do interior do Paraná até Curitiba, a partir de quarta-feira passada (30/05), escoltados pela Polícia Militar e Defesa Civil, com gêneros alimentícios, como café, leite, óleo de soja, farinha de trigo, entre outros itens produzidos pelas cooperativas. “Foi um momento de muita dificuldade, mas acho que nós chegamos a um bom termo e o grande ganhador foi a população, que agora tem garantido o seu abastecimento, ainda que não totalmente. Nós tínhamos condições de contribuir com isso. A missão da cooperativa é organizar economicamente as pessoas para que elas tenham mais renda e a sua comunidade cresça. Então, nós temos um compromisso muito grande com a comunidade”, destacou.

Ação conjunta – Ricken afirmou que a iniciativa foi resultado de uma ação integrada com as demais entidades que integram o G7, grupo formado pelas principais federações representativas do setor produtivo, Fiep, Faep, Fecomércio, Faciap, Fetranspar e ACP, com o Governo do Estado do Paraná e Defesa Civil.

Outros temas – Na entrevista, que durou pouco mais de 20 minutos, o presidente da Ocepar também tratou de temas como preço do combustível, eleições, investimento realizado pela entidade em formação profissional, entre outros.

Clique aqui para conferir na íntegra a entrevista

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias