cabecalho informe

UNIMED COSTA OESTE II: Palestra aborda a segurança do paciente

unimed costa oeste II 19 11 2018Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e administradores hospitalares participaram na noite do dia 08 de novembro de uma palestra sobre “Segurança do Paciente” – Eventos Adversos e Alta Segura ministrada pelo doutor Gibran Avelino Frandoloso, que possui vasta experiência na área de medicina interna, urgência, hospitalar e intensiva.

Objetivo - A ação teve como objetivo apresentar conceitos de segurança do paciente desde a sua recepção até o momento da alta de forma segura, principalmente no ambiente hospitalar. Segundo Gibran, é necessário que o paciente tenha a seu dispor um sistema de saúde seguro em todos os momentos. “Chamamos de linha de cuidado. Durante todo o atendimento o paciente deveria ter um sistema seguro, desde o momento em que ele chega ao ambulatório, no pronto atendimento, quando é internado, durante o internamento, no processo de alta, no retorno ambulatorial e no segmento na unidade básica de saúde em que ele for acompanhado”, explicou.

Desafios - Atualmente, um dos maiores desafios das organizações de assistência médico-hospitalar é implementar ações para reduzir a frequência de erros humanos, falhas nos processos e estabelecer formas de garantir a segurança assistencial. “O foco é melhorar a segurança na transição de cuidados nos diversos níveis de assistência: do ambulatório para o hospital, do hospital para casa, ou seja, se isso não funcionar de forma adequada quem mais sofre é o paciente”, complementou o médico.

Programa - Gibran é um entusiasta quando o assunto é segurança do paciente. Ele destaca que o programa foi criado pela Anvisa em 2013, mas há 18 anos existe um movimento estruturado para discutir sobre o assunto e há mais de duas décadas de pesquisas nesta área. É uma tentativa de organizar os ambientes hospitalares para que sejam mais seguros. “Achei louvável a iniciativa da Unimed de falar sobre segurança do paciente e envolver uma equipe multidisciplinar, pois a percepção de cuidado deve partir de todos, o cuidado ao paciente é da equipe”, destacou.

Educação - A palestra integra o Programa de Educação Continuada voltado aos médicos cooperados e a rede prestadora. Para o diretor vice-presidente da Unimed Costa Oeste, Manoel Joaquim de Oliveira, é preciso segurança no atendimento ao público que utiliza o sistema de saúde. “A segurança do paciente é uma temática que estamos trabalhando com mais intensidade e mostramos a importância do atendimento ao paciente de forma segura, principalmente durante sua permanência no hospital. Ter esses profissionais para discutir sobre o assunto é de extrema importância para o dia a dia no atendimento”, frisou Manoel.

Sobre a Unimed Costa Oeste - Preocupada com a saúde e bem-estar de seus clientes, a Unimed Costa Oeste busca a cada dia ampliar suas ações com o objetivo de propiciar qualidade de vida a toda a comunidade. Presente há 34 anos na região Oeste do Paraná desenvolve projetos sociais para diferentes públicos, por meio do teatro, canto e encontros voltados às gestantes, idosos e hipertensos. Conheça mais sobre a Unimed Costa Oeste no site: www.unimedcostaoeste.com.br. (Imprensa Unimed Costa Oeste)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias