GPTW: Resultados de pesquisa sobre ambiente de trabalho são apresentados aos funcionários do Sistema Ocepar
- Detalhes
- Criado em Segunda, 19 Novembro 2018 10:59
Os resultados da pesquisa sobre ambiente de trabalho realizada pelo Great Place to Work (GPTW) foram apresentados pelo diretor regional do GPTW no Paraná, Hilgo Gonçalves, na manhã desta segunda-feira (19/11), em Curitiba, aos funcionários das três entidades que integram o Sistema Ocepar: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar). Na segunda-feira passada (12/11), Gonçalves também participou da reunião da diretoria da Ocepar para falar sobre a avaliação.
Levantamento - O GPTW está presente em 60 países e realiza o levantamento em 10 mil empresas, abrangendo 12 milhões de profissionais ao ano. O questionário, composto por 58 questões objetivas e três dissertativas, em que o colaborador pode expressar aquilo que considera positivo no ambiente de trabalho e os pontos que podem ser melhorados, foi aplicado no Sistema Ocepar em julho, com grande adesão. “Dos 88 funcionários convidados a participar da pesquisa, 82 responderam às perguntas, o que representa 93% de participação. Isso demonstra compromisso e a vontade dos funcionários em contribuir com a liderança da empresa”, afirmou Gonçalves no início de sua exposição. Depois, ele detalhou os resultados da pesquisa a partir de cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Discorreu ainda sobre as nove práticas culturais que são apuradas no modelo do GPTW, entre as quais, contratar e receber, inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, compartilhar e celebrar.
Resultados - Segundo Gonçalves, os colaboradores do Sistema Ocepar deram uma nota acima da média nacional sobre o ambiente de trabalho na entidade, indicando também os pontos que podem ser melhorados. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, disse que as informações serão utilizadas para o aprimoramento da gestão da entidade. “Queremos usar essa ferramenta para melhorar nosso ambiente interno”, frisou. Ele disse ainda que três membros da diretoria irão fazer o acompanhamento das ações que serão realizadas na sequência, a partir dos apontamentos que constam na pesquisa do GPTW.
Reunião - No encontro desta segunda-feira, o presidente do Sistema Ocepar também falou sobre o direcionamento estratégico das atividades da entidade. Outro item tratado foi o Encontro Estadual dos Cooperativistas Paranaenses, que será realizado dias 6 e 7 de dezembro, em Curitiba. Os funcionários foram ainda orientados sobre a reunião de encerramento das atividades de 2018 e do planejamento para 2019, agendada para o final deste mês.