Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AVICULTURA: Melhora o cenário para as exportações de carne de frango

 

 

cabecalho informe

AVICULTURA: Melhora o cenário para as exportações de carne de frango

 

avicultura 07 01 2019As exportações brasileiras de carne de frango renderam US$ 6,5 bilhões em 2018, queda de 9,2% ante os US$ 7,2 bilhões reportados no ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O Brasil lidera as exportações mundiais de carne de frango. Em volume, os embarques da proteína tiveram uma diminuição de 5,1% em igual comparação, para 4,1 milhões de toneladas. Em 2018, os exportadores de carne de frango do país foram prejudicados pelas restrições comerciais da União Europeia.

 

Dificuldades - Na esteira das revelações da Operação Trapaça, investigação deflagrada em março do ano passado pela Polícia Federal, o bloco proibiu 20 frigoríficos brasileiros de exportar, a maior parte da BRF. Além disso, a greve dos caminhoneiros, em maio do ano passado, prejudicou a produção de aves, o que afetou as exportações. De acordo com a ABPA, o cenário negativo começou a se reverter no segundo semestre do ano passado. No período, a média mensal de exportações de carne de frango foi de 377,3 mil toneladas, o melhor desempenho dos últimos três anos. Com isso, o encolhimento das exportações em 2018 foi atenuada. No primeiro semestre, a queda foi de 13,4%. "Há uma expectativa de que o bom fluxo obtido no segundo semestre do ano passado se mantenha em 2019", afirmou, em nota, o presidente-executivo da ABPA, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra. Para este ano, a associação estima que as exportações de carne de frango deverão crescer entre 2% e 3%. (Valor Econômico)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias