cabecalho informe

SICREDI: Lançado o Relatório de Sustentabilidade 2018

 

sicredi 29 03 2019O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e presente em 22 estados e no Distrito Federal – acaba de publicar a edição referente a 2018 do Relatório de Sustentabilidade. O documento reafirma o compromisso do Sicredi com a atuação responsável, cooperativa e sustentável de seus negócios e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atua. 

 

Política - O relatório integra a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Sicredi e segue as diretrizes internacionais da GRI Standards, mostrando onde o desempenho da instituição tem impacto, sob o ponto de vista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento direciona a estratégia do Sicredi e reforça os princípios do cooperativismo como promotores do tema sustentabilidade. 

 

Emissão de gases - Pela primeira vez, o Relatório de Sustentabilidade do Sicredi incluiu dados de emissão de gases de efeito estufa por colaborador. A informação será utilizada como base para definir, a partir de 2019, ações para diminuir os impactos ambientais, garantindo a qualidade, transparência e eficácia da gestão da instituição. 

 

Destaques - Entre os destaques da publicação, está a jornada de transformação digital iniciada pelo Sicredi, que inclui o lançamento do Woop Sicredi no ano passado, plataforma que oferece uma experiência de cooperativa de crédito 100% digital. Mais do que uma conta on-line, o Woop Sicredi permite que o usuário se associe e acompanhe o cotidiano de sua cooperativa de crédito pelo celular, vivendo os princípios e valores do cooperativismo.

 

Princípios e valores - Também foram evidenciadas no relatório as ações realizadas para difusão dos princípios e valores do cooperativismo. Um exemplo é o Programa Pertencer, que estimula a participação na governança das cooperativas e leva aos associados mais conhecimento sobre a importância de valores como democracia, transparência e ética. Apenas no ano passado, quase 415 mil pessoas participaram das assembleias. Outro importante programa com resultados relevantes é A União Faz a Vida, que tem como objetivo contribuir para a educação de crianças e adolescentes por meio de uma metodologia de ensino que promove os valores da cooperação e cidadania. Em 2018, 257 mil crianças e adolescentes foram impactadas, um aumento de 25,5% em relação a 2017.

 

Comitês - Os relatos apresentados sobre diversidade dão conta de que algumas cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi implementaram Comitês Mulher e Comitês Jovem, que incentivam a participação desses públicos nas estruturas de governança e nas comunidades. Como resultado, o Sicredi recebeu o prêmio Athena Award 2018, concedido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, em sua sigla em inglês) às instituições financeiras que contribuíram para o desenvolvimento de lideranças femininas no cooperativismo de crédito, em 2018.

 

Projetos reconhecidos - Em 2018, outros dois projetos do Sicredi também foram reconhecidos pelo Woccu, por meio dos programas World Young Credit Union People e Growth Award, que premiam as três instituições financeiras com maior crescimento na base de associados. No âmbito nacional, o Sicredi também conquistou o primeiro lugar na categoria Cooperativas Financeiras das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, além de figurar novamente entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira, ambos os rankings da revista Você S/A. 

 

Referência - Além disso, o Sicredi é referência em cooperativismo de crédito: no ano passado, foi assinado um acordo de cooperação com a Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito do Nepal, por intermédio do Woccu. Esse acordo visa prestar assistência ao desenvolvimento das cooperativas do país asiático, aproveitando o conhecimento e a vivência do Sicredi, no modelo sistêmico de atuação.

 

Link - Essas e outras informações e resultados alcançados pela instituição ao longo de 2018 podem ser conferidos no Relatório de Sustentabilidade, disponível no link https://www.sicredi.com.br/html/conheca-o-sicredi/relatorios/.

 

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi)

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias