Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EXPOLONDRINA II: Embrapa promove oficinas sobre armazenamento de água no solo

 

 

cabecalho informe

EXPOLONDRINA II: Embrapa promove oficinas sobre armazenamento de água no solo

 

expolondrina II 05 04 2019A Embrapa Soja irá promover quatro oficinas sobre Estratégias para armazenar água no solo, nos dias 8, 10, 12 e 13 de abril, das 15h às 16h, na Via Rural - Fazendinha da Emater-PR, que é uma parceria do Instituto Emater, com a Sociedade Rural do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná e Universidade Estadual de Londrina.

 

Demonstração- A equipe de manejo da Embrapa Soja irá demostrar em uma trincheira a importância das raízes de braquiária na descompactação do solo e também na melhoria da infiltração de água. Para avaliar como ocorre a taxa de infiltração nos diferentes sistemas de semeadura, a Embrapa utilizará um equipamento denominado infiltrômetro, que simula uma chuva de 300 mm por hora. “Apesar do número ser muito acima de uma chuva de ocorrência natural, esta intensidade de chuva de 300mm é necessária para avaliar o potencial da infiltração do solo de forma mais didática”, explica o engenheiro agrônomo Esmael Lopes dos Santos, da Embrapa Soja.

 

DRES- Durante a oficina será a apresentada a metodologia de Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES).  O DRES é um método para qualificar a estrutura da camada superficial do solo, baseado em características detectadas visualmente em amostras dos primeiros 25 cm. As avaliações nas amostras constam da observação de tamanho e forma dos agregados e torrões, presença ou não de feições de compactação ou outra modalidade de degradação do solo, forma e orientação das fissurações, rugosidade das faces de ruptura, resistência à ruptura, distribuição e aspecto do sistema radicular, e evidências de atividade biológica. 

 

Resultados- A oficina também prevê divulgar os resultados de avaliação de infiltração de água no solo e DRES em propriedades agrícolas do norte do Paraná, realizadas na safra 2018/19. Serão apresentadas ainda alternativas e estratégias de manejo que podem potencializar o armazenamento de água no solo. Desta forma, serão demonstradas culturas como a braquiária, o milheto e o sorgo como alternativa na diversificação de culturas para melhoria da estrutura do solo. 

 

Inscrições- As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Expo Londrina https://expolondrina.com.br/agenda. (Assessoria de Imprensa da Embrapa Soja)

 

SERVIÇO

Estratégias para armazenar água no solo

Data: dias 8, 10, 12 e 13 de abril

Horário: 15h às 16h 

Local: Via Rural - Fazendinha da Emater

Inscrições: site da Expo Londrina https://expolondrina.com.br/agenda

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias