Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Agentes se reúnem para debater e propor a criação de material para curso sobre cooperativismo

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Agentes se reúnem para debater e propor a criação de material para curso sobre cooperativismo

Com o objetivo de formatar conteúdos para a criação da “Coleção de Materiais para Cooperativismo”, está sendo realizado nesta sexta-feira (05/04), na sede da Ocepar, em Curitiba, o Encontro de Agentes de Cooperativismo, com a participação de 12 profissionais de nove cooperativas paranaenses dos ramos agro e crédito. Promovido pela Coordenação de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, o evento tem encerramento previsto para às 17 horas.

Necessidade - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacou a importância dos comitês voltados para a organização do quadro social, responsáveis pelo relacionamento entre o cooperado e a cooperativa. “O cooperado é ente principal desse processo”, disse, ao destacar a relevância da “construção” de material didático sobre educação cooperativista, necessidade demandada pelas próprias cooperativas.

Atualização - “A organização do quadro social é o instrumento fundamental para o sucesso das cooperativas”, enfatizou o ex-presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, durante palestra no evento. Autor do recém-lançado livro “Organização do Quadro Social – Participação responsável e de resultados”, que foi distribuído entre os participantes do encontro, ele relembrou o início deste processo, na década de 1970, na Cooperativa Bom Jesus e defendeu, diante da evolução socioeconômica do sistema, a atualização do modelo.

Elos - “As cooperativas paranaenses cresceram, se profissionalizaram. Por isso, é preciso que o elo entre os cooperados e a diretoria, por meio de comitês ou comissões internas, se atualize para bem servir de ligação entre o cooperado e a diretoria da sociedade”, destacou Koslovski. 

Finalidade - Segundo a professora Nara Liane Silveira, da Consultoria Educare, de Porto Alegre (RS) e responsável pela formatação do material didático voltado à educação de cooperativistas, o propósito do encontro é colher subsídios com os agentes envolvido no processo para  “sistematizar materiais e desenvolver metodologia própria de assuntos que já circulam dentro das instituições, dando-lhes formato diferenciado  voltado para o público adulto”.

Personalizado - De acordo com o programa, o material será desenvolvido de forma flexível, abrangendo conteúdo comum a todos os ramos. Com isso, as cooperativas poderão inserir informações próprias e customizá-los de acordo com suas demandas. A coleção será constituída de materiais do instrutor e do aluno. Além dos agentes de cooperativas paranaenses, também participa do encontro a analista do Sescoop Nacional, Gleice Morais.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias