cabecalho informe

SESCOOP/PR: Programa Cooperjovem lança o projeto Fazendo Arte Cooperando com a Vida

Existem várias formas de ensinar às crianças o que é cooperação e a importância que um comportamento cooperativo tem para o bem comum. Ciente disso, o Programa Cooperjovem, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), e parceria com a Unicultura, Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria de Educação, lançou o projeto Fazendo Arte Cooperando com a Vida. Trata-se de uma iniciativa dirigida a alunos do 4° e 5° ano de 10 escolas municipais da capital, ligadas ao Farol do Saber.

Aprender brincando - “São aproximadamente 32 horas de atividades lúdicas coordenadas por pedagogos, artistas plásticos e circenses que remetem à cooperação. Além disso cinco artistas da capital farão desenhos nos muros e que, ao final do projeto, serão coloridos pelas crianças como uma grande ação cooperativa e colaborativa. O envolvimento dos alunos nesses desenhos é a entrega final, ou seja, o momento em que as crianças vão demonstrar o que aprenderam durante o projeto”, explica Fabianne Ratzke, coordenadora do Cooperjovem no Paraná.

Início - O Projeto Fazendo Arte Cooperando com a Vida iniciou esta semana com atividades no Farol do Saber Mário Quintana e na Escola Municipal Wenceslau Braz, ambos situados no Bairro Boqueirão, em Curitiba. Além de brincadeiras lúdicas e apresentações circenses, houve uma atividade coordenada pela artista plástica Janete Mehl, em que ela conduziu os alunos a uma vivência de reflexão, visando despertar a inspiração e a criatividade.  “Essa atividade busca a expansão de consciência. Faço uma pequena introdução sobre a música clássica, e conduzo a um relaxamento para que eles saibam o que é inspiração e criatividade, e o que isso pode trazer para a vida eles”, contou a artista.

Disseminando o Cooperjovem - Segundo Fabianne, o objetivo também é fazer com o Cooperjovem comece a ser implantado nas escolas de Curitiba. “A finalidade é que gente possa plantar a sementinha do Programa em algumas escolas para que o município de Curitiba também conheça mais sobre o cooperativismo, ou seja, o que são nossas cooperativas e o que fazem, e como a gente pode contribuir para um mundo melhor, por meio de ações de cooperação”, disse.

O programa - O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e que atualmente propicia o ensino da cooperação para quase 300 mil estudantes, de Norte a Sul do país.No Paraná, já abrange 370 escolas de 68 municípios. Proporciona a mais de 1.700 educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação. Com isso, mais de 31 mil alunos paranaenses do Ensino Fundamental recebem uma formação baseada na filosofia da cooperação, que é a essência do modelo cooperativista.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias