cabecalho informe

VISITA: Reino Unido quer estabelecer parcerias com cooperativas paranaenses

Com o intuito de conhecer detalhes das cooperativas paranaenses, sobretudo do ramo agropecuário, como indicadores e potencialidades, na tarde desta segunda-feira (29/04) estiveram na sede da Ocepar, em Curitiba, a cônsul-geral adjunta, do Consulado Geral Britânico em São Paulo, e diretora de Comércio no Brasil, Renata Ramalhosa, e o cônsul britânico no Paraná, Adam Patterson. Além de se informar sobre o sistema, eles pretendem estabelecer aproximação entre as cooperativas e empresas inglesas e, com isso, fomentar relações comerciais.

Números - Os cônsules ficaram admirados com os indicadores do sistema cooperativo estadual que foram expostos pelo analista de desenvolvimento técnico – mercado -, da Ocepar,  Maiko Zanella. Por exemplo, as 215 cooperativas registradas na Ocepar, que têm 1,8 milhão de cooperados, faturaram R$ 83,5 bilhões em 2018. Os investimentos nos últimos cinco anos somaram R$ 11,5 bilhões. O ramo agropecuário responde por mais de 84% destes números e tem participação expressiva na economia paranaense, respondendo por 70% da produção de soja, com 11,4 milhões de toneladas; 64% da produção de milho, com 10,2 milhões de toneladas; 48% na produção de leite, com 1,3 bilhão de litros de leite por ano; 33% na produção de carne de frango, com 1,6 milhão de toneladas por ano; 35% da produção estadual de carne suína, 271 mil toneladas/ano. O setor exporta 33 produtos para 100 destinos. Além disso, fechou 2018 com mais de 101 mil empregos com carteira assinada, superando em 8,8% o número de empregados do ano anterior.

Intercâmbio - Diante do interesse demonstrado pela cônsul Renata em promover encontros entre empresários britânicos e cooperativistas, com a intermediação da Ocepar, visando ao estabelecimento de parcerias comerciais, o superintendente da Ocepar, Nelson Costa, sugeriu a realização de outros encontros entre a diretoria e técnicos da entidade com os representantes do  novas reuniões dos dois cônsules com diretores e técnicos da entidade. O objetivo é elaborar pauta de assuntos de interesses das empresas inglesas e das cooperativas paranaenses, que seriam abordados em um workshop.

Presenças - Além dos cônsules britânicos Renata Ramalhosa e Adam Patterson, do superintendente Nelson Costa e do analista Maiko Zanella, também estiveram presentes à reunião o analista de desenvolvimento técnico Alexandre Monteiro, a  analista administrativo Mylena de Paula, e a bibliotecária Edite Viana dos Santos Alves. A visita institucional durou certa de uma hora.

 

        

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias