Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIGITAL AGRO I: Lançada a plataforma sigmaABC

 

 

cabecalho informe

DIGITAL AGRO I: Lançada a plataforma sigmaABC

 

digital agro I 14 06 2019Entre os dias 11 e 13 de junho, foi realizada, em Carambeí (PR), a Digital Agro, uma das principais feiras de tecnologia e inovação do agronegócio no Brasil. Durante esta terceira edição, organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com apoio técnico da Fundação ABC, foi lançado o sigmaABC, uma plataforma que reúne as informações geradas nas propriedades e cria um banco de dados da fazenda, na cloud, como máquinas, implementos, custos de produção e outras informações.

 

Integração - A plataforma também permite a integração com laboratórios, prestadores de serviços e sistemas, como um de gestão agronômica, por exemplo. A primeira versão da plataforma estará disponível a partir da safra de verão 2019/2020 para os cooperados da Frísia, Castrolanda e Capal. O projeto foi desenvolvido pela Fundação ABC em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e as três cooperativas.

 

Dados - Com base na localização das suas áreas, informadas pela geolocalização, a plataforma ainda reúne dados meteorológicos, levantamentos geofísicos e recomendações da pesquisa, com modelos matemáticos (doenças, pragas, plantas daninhas, água no solo e produtividade), agricultura de precisão e modelos de sensoriamento remoto (índices de vegetação), entre outros.

 

Conhecimento multidisciplinar - Segundo Rodrigo Yoiti Tsukahara, responsável técnico do projeto, com as informações reunidas em um banco de dados, será possível submetê-las a técnicas estatísticas e linguagens matemática e computacional para geração de um conhecimento multidisciplinar no formato de relatórios, mapas, tabelas, gráficos, mensagens de texto e notificações, que vão contribuir para que o produtor tome as decisões de forma mais assertiva e ágil. “Nosso objetivo é promover uma integração maior entre o produtor, o assistente, a cooperativa e o setor de pesquisa, a fim de difundir mais conhecimento, reduzindo a incerteza durante o processo decisivo e aumentando a resiliência dos produtores”, explica Tsukahara.

 

Encerramento - Durante os dois dias de feira, os mais de oito mil visitantes puderam conferir o que há de mais inovador no setor e participar de palestras com grandes nomes da tecnologia e inovação. Ao todo, o evento contou com mais de 40 marcas expositoras, um incremento de 30% em relação à edição anterior. Além disso, teve a apresentação de diversas iniciativas tecnológicas voltadas ao setor e discussões pertinentes ao tema.

 

Aumento da produtividade - O produtor rural de Castro, Robie Los, conta que já utiliza um sistema para o gerenciamento e monitoramento da lavoura como uma ferramenta para aumentar a produtividade das suas plantações de milho, soja, feijão e trigo. “Esta é a primeira vez que eu visito a feira, mas já conheci muitas novidades interessantes e penso em aperfeiçoar o que já estou fazendo na minha propriedade”, afirma.  

 

Entendimento - Para o estudante de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alan Pereira, eventos como a Digital Agro são de extrema importância para o meio acadêmico. "Discutir o impacto e a importância da inovação na agropecuária nos ajuda a entender o cenário atual e a nos prepararmos para a profissão”, explicou.

 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

 

Sobre a Fundação ABC - A Fundação ABC é uma instituição de pesquisa agropecuária que realiza trabalhos para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de melhorar as produtividades de forma sustentável aos mais de cinco mil produtores rurais filiados às cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, além dos agricultores contribuintes. O trabalho da fundação abrange uma área de 467,2 mil hectares, além de uma bacia leiteira de mais de 678 milhões de litros/ano. A instituição também realiza projetos de pesquisa com empresas privadas, por contratos de cooperação técnica, e mantém vínculos com empresas de pesquisa pública. A sede é em Castro (PR) e os cinco campos demonstrativos e experimentais ficam estrategicamente espalhados pela área de atuação. (Imprensa Frísia)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias