Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SOJA: Guerra comercial consolida Brasil como maior exportador mundial do grão

 

 

cabecalho informe

SOJA: Guerra comercial consolida Brasil como maior exportador mundial do grão

 

soja 31 07 2019A disputa comercial entre Estados Unidos e China parece estar refletindo nas estatísticas de exportações agrícolas no mundo. Um relatório publicado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) revelou que o Brasil se consolidou na liderança global de exportações de soja. O país foi responsável, em 2018, por 56% das vendas externas da oleaginosa no planeta – 29% de aumento em relação a 2017.

 

EUA - Por outro lado, os EUA, segundo colocado, responderam por 29% das exportações mundiais de soja no ano passado, cerca de 20% a menos do que em 2017. Outros destaques foram o Paraguai, que cresceu 3% de um ano para o outro, chegando a 4% de participação global, e o Canadá, com os mesmos 4%, mas com um aumento de 14% em um ano.

 

Participação - A participação da soja na pauta de commodities agrícolas subiu de 2,6% (2008) para 3,3% em 2018, totalizando US$ 60 bilhões comercializados – acréscimo de US$ 35 bilhões em dez anos. De acordo com o relatório da OMC, as exportações de soja cresceram mais do que a média mundial dos outros produtos agrícolas (3,1% ao ano, em média). Por outro lado, os preços do grão despencaram 24% na última década.(Gazeta do Povo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias