cabecalho informe

WITMARSUM: Presença recorde de participantes no Simpósio do Leite

A Cooperativa Agroindustrial Witmarsum promove, nesta sexta-feira (02/08), na Colônia Witmarsum, município de Palmeira (PR), o 12º Simpósio de Leite. O evento, que vai até às 16h, teve inscrições recordes, com a presença de 460 pessoas. O tema deste ano foca a troca de experiências entre os participantes, “Quem compartilha cresce, a troca de conhecimento que fortalece”.

Abertura - A abertura contou com a presença do presidente da cooperativa, Artur Sawatzky, do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do presidente do Conseleite e cooperado da Witmarsum, Ronei Volpi, do superintendente da Asssociação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Altair Valotto e do Pastor Anselmo.

Experiência - Para Sawatzky, o Simpósio é “uma oportunidade para que nossos cooperados, produtores visitantes e estudantes possam ouvir especialistas na área leiteira. Os assuntos que serão aqui abordados durante todo dia ajudarão na tomada de decisão, especialmente depois da porteira”. Para Artur, o produtor, em especial, tem como foco tomar decisões dentro da propriedade e acaba não se preocupando com os cenários externos, que influenciam diretamente na atividade.

Programação - Após a abertura do evento, Bruno Guilherme Soriano Moura tratou sobre o tema “Uso do genoma no melhoramento genético de bovinos leiteiros”. Houve ainda uma sabatina sobre manejo do gado leite, com Renato Palma Nogueira e produtores e a premiação dos destaques de 2018. Na sequência, André Luis Grando Pratto falou sobre os dois pilares para o sucesso da produção leiteira. Na parte da tarde, a programação contempla a realização de um painel que vai debater sucessão familiar, robotização e mudança de rumo, mediado por Sawatzky, e a apresentação de uma palestra sobre os mercados da soja, milho e leite, com Eugenio Stefanello.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias