Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias JUNTOS: Cooperativas do Centro-Sul se reúnem para avaliar diagnósticos de intercooperação

 

 

cabecalho informe

JUNTOS: Cooperativas do Centro-Sul se reúnem para avaliar diagnósticos de intercooperação

 

O Programa Juntos Centro-Sul de Intercooperação reuniu, nesta quarta-feira (04/09), na Colônia Witmarsum, em Palmeira, na região paranaense dos Campos Gerais, lideranças de oito cooperativas. Este é o terceiro encontro promovido pelo Sistema Ocepar, dentro do Programa Juntos, desenvolvido durante curso de Alta Performance por funcionários/consultores do sistema. O presidente da cooperativa Witmarsum, Artur Zawatsky, anfitriã do encontro, disse que era uma satisfação poder receber o evento. “Estamos num processo de construção de parcerias e reunir todos vocês aqui é uma demonstração de interesse que podemos intercooperar”.

 

Avaliação - Durante o dia todo, os 27 participantes, entre os quais 20 lideranças, irão avaliar o diagnóstico levantado nas mais de 30 entrevistas realizadas com as cooperativas participantes, com apoio do professor Flávio Osten, no mês de agosto. A apresentação do diagnóstico foi realizada pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Tomas Sparano Martins.

 

Fatores - Segundo ele, “os principais fatores que contribuem para intercooperação são: experiência prévia; conhecimento dos parceiros (cultura, sistema de gestão, capacidades, fraquezas) e se a cooperativa está capitalizada ou não”. Já os fatores críticos apresentados nestes diagnósticos são: “as capacidades de interrelacionamento, investimentos específicos em tempo gerencial para atender, discutir, codificar o que é aprendido e o que se quer fazer”. Tomas destacou também os primeiros passos necessários para desencadear o processo: “avaliar os recursos dos parceiros, grau de interdependência e complemetariedade de recursos. Também, criar ativos para relação, rotinas de compartilhamento de conhecimento. Além disso, governar mecanismos informais baseados em confiança, mecanismos formais, estrutura, contratos, entre outros. É importante ainda aprender sobre novos ativos e novas rotinas”, frisou.

 

Participação - Participam do evento também os consultores do programa, Cristiano Michalovicz, Danielle Radulski, Edson Luis Carvalho de Souza, Fernando Mendes e Samuel Milléo Filho. Acompanha o grupo a analista do Sescoop/PR, Carla Lampe.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias