Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR: Para cooperativa, Compliance faz parte da gestão estratégica

 

 

cabecalho informe

COCAMAR: Para cooperativa, Compliance faz parte da gestão estratégica

 

cocamar 01 10 2019A Cocamar investiu, em 2018, na criação do Comitê de Compliance, pensando em garantir que as regras do Código de Ética e Conduta sejam referência para o processo de gestão da cooperativa, e que possam ser respeitados no dia a dia de trabalho de cada colaborador. O comitê é formado por uma equipe multidisciplinar, contemplando representantes das áreas Jurídica, TI, Gestão, Auditoria, Gestão de Pessoas, Financeiro e Unidades Operacionais.

 

Objetivos - O comitê tem a finalidade de prevenir e investigar, devendo averiguar e apurar se o Código de Ética e Conduta da Cocamar está sendo cumprido. Caso algum descumprimento seja provado, é papel do Comitê sugerir qual a ação corretiva ser aplicada ao infrator. Por sua vez, a Diretoria Executiva e Superintendência da cooperativa avaliarão o caso para deferimento da decisão do comitê.

 

Fundamental - De acordo com a Gerente de Gestão, Qualidade e Processos, Fernanda Volpato, o trabalho em Compliance na Cocamar atualmente é realizado com foco no gerenciamento de processos, atendimento ao Código de Ética e Conduta e também das legislações e normas internas, além da segurança da informação. Para ela, a estruturação do programa na cooperativa é muito importante por conta do relacionamento com vários públicos e setores, que possuem interesses distintos. “Pelo tamanho da cooperativa e sua abrangência geográfica, é fundamental que tenhamos um programa de Compliance estabelecido e gerenciado”, declarou.

 

Trajetória - Com o objetivo de aumentar a transparência na gestão da Cocamar, as providencias de Compliance foram intensificadas em 2013, quando foi lançado o modelo de governança. Depois disso, em 2014, a cooperativa elaborou um padrão de autoavaliação de gestão, também intitulado Governança Cocamar, que contém todos os princípios, critérios e requisitos aplicados aos processos que são, anualmente, auditados internamente. Em 2016, a política de qualidade foi revisada para se transformar em uma Política de Compromissos, que estabelece todos os compromissos assumidos pela Cocamar perante a sociedade. Em junho de 2018, foi lançada mais uma iniciativa com a implantação de um Canal de Ética terceirizado, ficando a cargo do Comitê de Compliance gerenciá-lo. Em 2019, o código de conduta foi revisado e se transformou no Código de Ética e Conduta, introduzindo atendimento à lei anticorrupção.

 

Certificado - Com o objetivo de instaurar de forma completa o trabalho de Compliance em 2020, a Cocamar está inscrita no Programa de Compliance do Sistema Ocepar. O programa se propõe a modelar a organização internamente para atender a todos os requisitos que implicam em estar em Compliance. Ainda, garante que os mecanismos e procedimentos internos como normas, fiscalização, auditoria, incentivo às denúncias de não-conformidades e aplicação do Código e Ética e Conduta cumpram a sua finalidade e sejam comunicados internamente. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias