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INFRAESTRUTURA II: Logística interna de circulação e descarga no Porto precisa de melhorias

 

“O Porto cresceu, a cidade cresceu, então precisamos trabalhar num espaço físico menor. Não podemos manter a matriz logística de 80% caminhão e 20% trem. Para atender a maior demanda e diminuir o conflito Porto-Cidade, a gente precisa readequar esse sistema ferroviário”, disse o presidente da Portos Paraná, Luiz Fernando Garcia, na reunião que discutiu a construção de um novo plano para o modal ferroviário do Paraná, realizada na manhã desta terça-feira (22/10), no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba.

 

Investimentos - De acordo ele, existe a necessidade de investimentos e melhorias para manter o atendimento com qualidade. É o que a empresa pública vem fazendo, através de projetos como o de uma moega exclusiva para descarga de vagões no Corredor de Exportação e, em parceria com a Rumo, com a modernização e ampliação da frota.

 

Polos de discussão - O dirigente da Portos do Paraná acredita que encontros como esse, na Ocepar, sejam importantes polos de discussão. “A nossa gestão trabalha com a comunidade, nunca vamos trabalhar de maneira isolada. A gente coloca o nosso planejamento e busca a aprovação. Nossos clientes estão sempre junto conosco e eles podem ter outra percepção. Precisamos dessas opiniões para validar o nosso planejamento”, afirmou.

 

Melhorias - O G7, grupo formado pelas principais instituições representativas do setor produtivo paranaense, vê com bons olhos a postura da atual administração dos portos do Paraná. “A vinda do Porto foi importante porque de nada adianta melhorar a chegada dos trens se não melhorarmos a logística interna de circulação e descarga no Porto. As duas coisas estão intimamente ligadas”, avaliou Nelson Costa, superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).

 

Propostas - Ele espera que as reuniões e discussões em torno do tema possam contribuir com soluções para modernizar o modal ferroviário o mais rápido possível. “O G7 está finalizando o estudo e, após discutir as propostas regionalmente com o setor produtivo, iremos apresentar ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Ou seja, nós estamos na fase de estruturar uma proposta e levar ao governador para equacionar para a logística ferroviária do Paraná”, acrescentou.

 

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