Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICOOB UNICOOB: Cooperativas recebem workshops sobre relacionamento com os cooperados

 

 

cabecalho informe

SICOOB UNICOOB: Cooperativas recebem workshops sobre relacionamento com os cooperados

 

A equipe da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC) tem marcado presença nas cooperativas do Sicoob Central Unicoob para realizar os workshops dos Programas Integrar e Desenvolver, eventos que, desde agosto, têm mostrado aos colaboradores os objetivos e o papel de cada um na execução dos projetos. 

 

Participantes - Desta vez, foram os integrantes das cooperativas Sicoob Ouro Verde (14/10), Sicoob Horizonte (15/10), Sicoob Ouro Branco (17/10), Sicoob Arenito (19/10) e Sicoob Médio Oeste (24/10), que participaram dos workshops e tiveram a oportunidade de entender como funcionarão os programas que, além de aprimorar o relacionamento com os cooperados e fortalecer o sentimento de pertencimento, também visam a aproximação, manutenção, desenvolvimento, fidelização dos sócios e  a criação de um padrão sistêmico de excelência no atendimento.

 

Etapa - De acordo com a analista da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo, Vanessa Floriano, a realização do workshop é uma etapa do Programa Integrar, que como as demais, depende muito do envolvimento e comprometimento dos colaboradores. “Entendemos que, para alcançar os resultados almejados pelos programas, os funcionários precisam ter um papel de protagonistas. Por isso, nesse workshop, cada colaborador tem voz ativa e participa da construção de um modelo que será aplicado por ele mesmo no dia a dia.”

 

Resgate da essência - Um dos resultados esperados pela equipe da UDC é que, por meio dos programas Integrar e Desenvolver, as cooperativas do Sicoob Central Unicoob consigam resgatar os valores essenciais do cooperativismo. Por isso, durante o evento, os colaboradores participaram de um momento em que analisam os diferenciais de uma cooperativa de crédito em relação aos bancos e, juntos, sugerem ações que podem mudar a relação com os cooperados e dar a eles o sentimento de pertencimento. 

 

Sentimento cooperativista - “Precisamos ter inserido em nosso dia a dia o sentimento cooperativista para poder passar com mais segurança e clareza para o nosso cooperado o diferencial de nossa instituição. A partir do momento que conseguirmos passar para ele essa importância, conseguiremos nos aproximar mais deles e isso naturalmente será revertido em resultados”, destaca a gerente de negócios do departamento de Agronegócios do Sicoob Ouro Verde, Nadia de Castro Silveira Lovetro. 

 

Estreitamento - Para a analista de risco do Sicoob Horizonte, Paula DOS Santos Duarte, a implantação dos programas é uma grande possibilidade de estreitar o relacionamento entre cooperativa e os públicos interno e externo, além de dar importância para cada colaborador dentro do processo. “As ações planejadas nos aproximam de uma realidade que sempre almejamos, um relacionamento contínuo e, respectivamente, a fidelização dos nossos cooperados. Cada colaborador terá um papel determinante para o sucesso, e ter a oportunidade de contribuir com essa construção, é gratificante.”

 

Padronização e excelência - Em relação à criação de um padrão sistêmico de relacionamento com os cooperados e excelência no atendimento, o gerente de desenvolvimento humano e organizacional do Sicoob Ouro Verde, Julio Cezar Cruz da Trindade, destaca que o Integrar e o Desenvolver vão unificar o que muitas cooperativas já fazem. “Com certeza os programas serão meios formais para que nossas equipes atuem de forma mais estruturada e até mesmo padronizada, pois hoje já fazemos muito em relação ao tema, mas cada um faz do próprio jeito. Agora vamos resgatar e valorizar o que de fato nos diferencia das outras instituições financeiras.”

 

Inovação faz parte da essência - Para o diretor superintendente do Sicoob Horizonte, Eduardo Oliveira Pereira, o resgate de valores que os programas vão proporcionar é de extrema importância, pois privilegia a relação entre cooperativa e cooperado, um diferencial que o sistema cooperativista carrega desde o surgimento. “Falamos muito de inovação nos dias atuais, mas o cooperativismo é inovador desde a existência. É importante sempre relembrarmos nossas razões de existir, nossos princípios e que a prioridade é o cooperado. É preciso reestabelecer essa relação de confiança entre a cooperativa e os sócios, pois esse é o caminho para enfrentarmos a acirrada concorrência do mercado financeiro.”

 

Total - Ao todo, os cinco workshops realizados reuniram 657 colaboradores.  

 

Programas Integrar e Desenvolver - Criados pela UDC do Sicoob Central Unicoob, os programas têm o objetivo de integrar e desenvolver os cooperados, estimulando uma aproximação e contato mais frequente com as cooperativas, não relacionado diretamente aos produtos e serviços.

 

Foco - O programa Integrar trabalhará a entrada, manutenção e a fidelização dos associados na cooperativa por meio de ações de inclusão, no intuito de compartilhar informações sobre a cultura cooperativista e apresentar as diferenças em relação às instituições financeiras tradicionais, ou seja, trabalhar a aderência do cooperado apresentando trilhas de desenvolvimento para que ele entenda que o Sicoob é a casa dele.

 

Representatividade - No Desenvolver o objetivo é ampliar a representatividade nos comitês e conselhos dentro das singulares, capacitando cooperados para integrarem o Conselho de Orientação Estratégica (COE) e o colégio de delegados até chegar à formação de futuros dirigentes cooperativos. (Imprensa Sicoob Unicoob)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias