cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL: Cotrasul e Ocepar discutem perspectivas para o ramo consumo

Na tarde desta quarta-feira (19/08), por meio de videoconferência, foi realizada a reunião institucional entre o Sistema Ocepar e a Cotrasul (Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores da Frimesa). Durante o encontro foi feita a apresentação econômico-financeira da organização, através de indicadores e comparativos com outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo e região. A ação tem o propósito de promover o aprimoramento da gestão visando ao fortalecimento e perenidade do sistema cooperativo. Também foram feitas apresentações sobre as perspectivas econômicas do país e as ações do Sescoop\PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em prol da melhoria da gestão e qualificação do setor.

A Cooperativa - Fundada em 1989, a Cotrasul está sediada em Medianeira, no oeste do Paraná, e tem 4.386 cooperados e 30 funcionários. Atualmente, filiadas à Ocepar, existem quatro cooperativas do ramo consumo, sendo três voltadas à prestação de serviços, e uma, a Cotrasul, direcionada ao consumo de bens. Em 2019, o setor abrangia cerca de 5 mil cooperados e gerava 150 empregos diretos, com um faturamento superior a R$ 20 milhões.

Subsídios - O presidente Inacio Carniel e membros da diretoria da Cotrasul participaram da reunião institucional. “É muito importante que tenhamos acesso a informações e indicadores, isso nos dá subsídios que conferem mais qualidade às nossas decisões. Também é uma oportunidade de conhecermos mais a fundo programas do Sescoop que podem ser adaptados às necessidades da cooperativa”, afirmou. Segundo ele, apesar dos impactos da pandemia sobre a economia do país, o setor de consumo se manteve estável, em parte graças ao fato do cooperativismo ter mantido suas atividades. “Nossos cooperados são funcionários da Frimesa, que manteve seu quadro de trabalhadores. Dessa forma, eles mantiveram sua renda e suas compras na Cotrasul”, explicou.

Apresentações - O coordenador de Desenvolvimento Cooperativo João Gogola Neto e o analista técnico Rodrigo Gandara Donini apresentaram os indicadores econômicos do ramo consumo e da Cotrasul. O analista Moisés Knaut Tokarski abordou as perspectivas da economia do país e a gerente do Sescoop\PR, Maria Emilia Pereira Lima, apresentou os programas e os trabalhos executados pela entidade do Sistema S do cooperativismo.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias