Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COPAGRIL: Cultivares de trigo disponíveis para avaliação dos cooperados

 

 

cabecalho informe

COPAGRIL: Cultivares de trigo disponíveis para avaliação dos cooperados

A Cooperativa Agroindustrial Copagril disponibiliza aos cooperados e clientes um campo demonstrativo com 13 cultivares de trigo para que possam comparar as características individuais que atendam o planejamento das próximas safras. O trabalho de implantação realizado na Estação Experimental, em Marechal Cândido Rondon (PR), é tradição na Copagril, com o objetivo de oportunizar aos cooperados o acompanhamento do avanço de novas cultivares e respectivas características e produtividade.

Clima favorável - Neste ano o clima foi favorável para o bom desenvolvimento da cultura, onde as cultivares apresentam, até o momento, bom potencial produtivo, explica o responsável pela área experimental da Copagril, Darci Augusto Sonego. “A cultura do trigo é tradicional em nossa região, mesmo com o percentual significativo da área de ação da cooperativa ser ocupada pelo milho safrinha, temos regiões com área cultivada com o trigo, motivo pelo qual a Copagril regularmente realiza os experimentos com as principais cultivares do mercado. A proposta é oportunizar que o produtor observe as diferenças entre elas para dar aporte na escolha da cultivar que melhor se adapte em sua propriedade”, destaca.

Análise - As 13 cultivares de trigo implantadas na área de experimento da Copagril, em Marechal Cândido Rondon, foram semeadas em 12 de maio, oportunidade que o cooperado tem de analisá-las lado a lado e observar a que melhor se adapta na região. Seguindo os protocolos de prevenção a Covid-19, não será possível realizar o Dia de Campo Trigo, mas os produtores poderão agendar sua visita no campo para evitar aglomerações ou entrar em contato com a equipe técnica da Copagril para mais informações sobre as cultivares, inclusive com resultados de produção nos próximos dias.

Objetivo - “Acompanhar o avanço genético, as características agronômicas e a produtividade é o objetivo central da cooperativa em implantar em sua estação experimental o campo com diferentes cultivares de trigo oportunizando aos cooperados visualizar em loco as cultivares que melhor se adaptam em sua região, pois o trigo, além de ser uma alternativa econômica, é uma opção na rotação de cultura e que proporciona uma reestruturação do solo”, complementa o supervisor do setor agronômico da Copagril, Paulo Brunetto. (Imprensa Copagril)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias