Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPAVEL: Recuperação da economia brasileira vai surpreender, afirma deputado Nishimori

 

 

cabecalho informe

COOPAVEL: Recuperação da economia brasileira vai surpreender, afirma deputado Nishimori

coopavel 31 08 2020O processo de recuperação da economia brasileira vai ser muito mais rápido e dinâmico do que muitos pensam. A retomada dos indicadores de empregos e da atividade produtiva nacional vai surpreender, afirmou o deputado federal Luiz Nishimori (PL/PR) em visita, na tarde de quinta-feira (27/08), ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. O agronegócio, que vive um momento excepcional, será o grande puxador dessa recuperação, assegurou o parlamentar, que esteve em Cascavel depois de acompanhar o presidente Jair Bolsonaro em uma extensa agenda de compromissos em Foz do Iguaçu.

Avanço - Com o pulso determinado de Bolsonaro e o conhecimento técnico do ministro da Fazenda, Paulo Guedes, o Brasil vinha muito bem. “Estávamos avançando rapidamente para deixar para traz as sequelas de um período de extrema dificuldade, mas então veio a pandemia. Precisamos nos ajustar, seguir recomendações e adotar novos hábitos para preservar vidas. As medidas de isolamento, por sua vez, afetaram o desempenho de inúmeros setores e teremos redução do PIB em 2020”. Entretanto, se olharmos para o Brasil e o que já começa a acontecer aqui, seguiu o deputado, isso comparativamente aos nossos vizinhos e outros países do mundo, percebe-se que sairemos da crise mais rapidamente.

Redução das perspectivas de queda - As medidas de apoio a empresas, a facilitação do crédito e o auxílio emergencial, somados ao agronegócio em um momento tão especial, reduzem as perspectivas de queda no crescimento, e isso é muito bom, conforme Nishimori. A aproximação de Bolsonaro do Congresso aumenta a confiança na aprovação das reformas, principalmente da tributária que trará, entre outras coisas, simplificação e unificação de impostos. O investimento em obras de infraestrutura é outro aspecto destacado pelo parlamentar. “O ministro Tarcísio (Freitas, dos Transportes) tem feito um excelente trabalho. Só no Paraná, o governo federal vai entregar em quatro anos 2,4 mil quilômetros de duplicação”.

Carnes - O bom momento do agronegócio está associado também à forte demanda por carnes e à recente conquista de seis estados, entre eles o Paraná, de status de área livre da febre aftosa sem vacinação. “Isso vai abrir um mercado enorme à nossa proteína, principalmente à suína. E atrairemos consumidores que remuneram melhor pela qualidade do que compram, a exemplo do Japão”. Luiz Nishimori foi convidado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para ser uma espécie de “embaixador da carne brasileira” nos países da Ásia. “Divulgamos principalmente a paranaense, que tem forte conexão com as cooperativas, como a Coopavel, que são modelo de organização, responsabilidade e trabalho”.

Bons fatores- Dilvo Grolli acentuou a importância das considerações de Nishimori com alguns números: “O deputado está com a razão. O Brasil vai sair mais cedo do que muitos pensam desse momento de dificuldades, e vamos sim surpreender o mundo. A inflação ficará em menos de 3%, a Selic está no menor patamar histórico de 2%, as exportações estão crescendo e o recuo do PIB (em cerca de 4,5%) ficará abaixo do que se previa”. O presidente da Coopavel cita também o compromisso do atual governo de atacar a corrupção e de dar oportunidades à iniciativa privada de produzir e gerar riquezas.

Consequências - A visão estratégica de Bolsonaro e do ministro Guedes, que ao mesmo tempo em que priorizaram a vida deram atenção à economia, minimiza consequências. E já para 2021, a previsão é de crescimento de 3% no PIB, segundo Dilvo, que fez um agradecimento especial ao deputado Nishimori: “É um parlamentar que conhece as potencialidades do Paraná, que incentiva e divulga os nossos produtos no exterior, principalmente no mercado asiático”. A Coopavel, ressaltou Dilvo, é muito grata a Nishimori, um deputado empenhado em contribuir para a construção de um País melhor a todos. (Imprensa Coopavel)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias