Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Começam as atividades do Somos Líderes

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Começam as atividades do Somos Líderes

formacao 12 08 2021Os 70 jovens selecionados para a segunda edição do programa Somos Líderes foram os convidados de honra da reunião de boas-vindas realizada pelo Sistema OCB, na terça-feira (10/08). O evento – virtual – contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e ainda de representantes de unidades estaduais e das coops de origem dos jovens.

Próximas fases - A intenção foi receber oficialmente a nova turma e, ainda, apresentar as próximas fases do programa, que incluem ações de desenvolvimento e formação em temas como gestão e liderança. Ao todo, serão cinco módulos, que abordarão pontos importantes e que devem ser considerados por um líder coop, como liderança consciente, inovação, gestão e governança cooperativa, e muito mais.

Carga horária - A formação terá carga horária total de 60 horas e contará com estratégias educacionais diversas, como workshops, mentoria individual, webséries educativas, desafios em grupo, podcasts, tutoria, dentre outras.

Preparação - Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o objetivo do programa é preparar esses jovens, que já têm o perfil de liderança, para atuarem dentro das cooperativas, fazendo um cooperativismo ainda mais forte e inovador, e levando também a bandeira do cooperativismo para toda a sociedade, seja no campo político, econômico ou social. “Nós estamos comprometidos com a renovação e o crescimento de todo o movimento cooperativista e temos certeza de que o programa Somos Líderes vai contribuir diretamente para isso”, comenta Márcio Freitas.

Perfil - Entre os 471 candidatos elegíveis, 70 pessoas foram selecionadas para participarem da formação em liderança promovida pelo Sistema OCB. O perfil dos 70 aprovados é heterogêneo, reforçando o nosso compromisso em atender às premissas de representatividade e diversidade do programa. Os estados com maior percentual de candidatos aprovados são Minas Gerais (34,29%), Rio Grande do Sul (12,86%) e Santa Catarina (8,57%).

Ramos - Dentre os sete ramos do cooperativismo, os com maior percentual de aprovados foram o Crédito (58,57%), o Agropecuário (17,14%) e o Ramo Saúde (11,43%). Em relação ao perfil dos aprovados, 74% são empregados de cooperativas, a faixa etária predominante está entre 30 e 35 anos (70%) e a maioria são mulheres (61%). Além disso, 32% do público são formados por pessoas não brancas e um dos participantes é uma pessoa com deficiência (PCD).

Outras características - Vale destacar também que: 74% são empregados de cooperativas; a faixa etária predominante está entre 30 e 35 anos (70%); e a maioria são mulheres (61%). Além disso, 32% do público são formados por pessoas não brancas e um dos participantes é uma pessoa com deficiência. (OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias