cabecalho informe

BATAVO I: Fazendinha Frísia esteve presente na 35ª. Efapi

No período de 12 a 16 de setembro, a Frísia – indústria de lácteos da Batavo Cooperativa Agroindustrial, participou da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi), realizada no Centro Agropecuário e Centro de Eventos.

Avenida do Leite - O projeto da Efapi para a participação da Frísia foi a Avenida do Leite, onde foi mostrada a cadeia do leite, desde a origem até o produto acabado, com a participação de diversas instituições ligadas ao setor. A primeira etapa apresentou ao público visitante a Fazendinha Frísia, com exposição de animais da raça pardo-suíço, jersey e holandês preto e branco, raças que se adaptaram a região dos Campos Gerais.

Objetivo - A Avenida do Leite é um projeto implantado pela Sociedade Rural dos Campos Gerais, com o principal objetivo de mostrar a sociedade local o intenso trabalho dos produtores rurais da região, em termos de genética e qualidade na produtividade, além de destacar as etapas envolvidas na produção. “Neste sentido é que convidamos as cooperativas para participar deste projeto. Acreditamos que hoje somos referência na produção leiteira graças ao importante trabalho das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico da região, viabilizando famílias e motivando a atividade”, comenta o coordenador, Carlos Madureira.

Sustentabilidade - Outra importante função da Avenida do Leite foi mostrar aos visitantes como se produz de forma sustentável. Durante os três primeiros dias de evento, escolas municipais de Ponta Grossa foram convidadas a trazerem seus alunos para um contato mais próximo com os animais. Durante a visita, visualizaram como é feita uma ordenha automatizada na prática, como é armazenado o produto e aproveitaram para acariciar bezerras. “Trazer os animais do meio rural para um centro urbano e proporcionar um contato é muito positivo. Muitas crianças não têm noção de onde vem o leite, como é coletado e o intenso processo que envolve a produção. Acredito que é nossa função, como cooperativa, informar a sociedade todo o cuidado que se tem desde a produção in natura até a industrialização, além do incentivo ao bem-estar animal, aspectos de sanidade, cidado com os aspectos ambientais e toda a tecnologia do processo industrial”, explica Luciano Tonon Silva, da área de comunicação e marketing da Frísia.

Indústria - Inaugurada em setembro de 2011, a Frísia comemora um ano junto com o aniversário de Ponta Grossa, em 15/09. Neste curto espaço de tempo, a Cooperativa Batavo já investiu mais de R$ 75 milhões para atender a demanda de produção para o mercado lácteo. Localizada em Ponta Grossa, a Frísia é considerada uma das mais modernas indústrias de lácteos do país.

Intercooperação - Para a degustação de produtos, a recente lançada marca de lácteos, Colônia Holandesa, ganhou um estande na Avenida. Com degustação de leite e leite condensado, os visitantes que ainda não consumiam o produto receberam informações sobre a origem do produto e sua qualidade, como forma de estímulo ao consumo de lácteos de forma sadia e segura.

A Feira – A Efapi é um dos maiores eventos agropecuários, de entretenimento, lazer e negócios do Paraná e de grande importância para o agronegócio. Em 2011 recebeu mais de 250 mil visitantes. São centenas de empresas e produtores que expõem a excelência genética da pecuária, as novas tecnologias em máquinas e equipamentos, implementos agrícolas, setor automotivo, instituições bancárias, agua e energia, informática, indústria do vestuário e acessórios, instituições governamentais e educacionais, telecomunicação e prestadoras de serviços. A Efapi vem crescendo ano a ano, ganhando novamente o devido destaque, constando no calendário dos grandes eventos nacionais, destacando a região dos Campos Gerais como um dos maiores pólos agropecuários do sul do Brasil. (Imprensa Batavo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias