Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias BATAVO: Festa comemora sucesso do Cooperjovem em 2012

 

 

cabecalho informe

BATAVO: Festa comemora sucesso do Cooperjovem em 2012

batavo 06 12 2012Mais de 300 alunos de 4º ano de escolas de Carambeí (PR) e Teixeira Soares (PR) participaram, na última terça-feira (04/12), das atividades recreativas e culturais de encerramento do Programa Cooperjovem 2012 da Batavo Cooperativa Agroindustrial.  Na abertura do evento, realizado na sede da Associação dos Funcionários, a secretária da Educação de Carambeí, Solange M. Spinardi Vieira, agradeceu o importante apoio da Batavo junto à Secretaria, favorecendo projetos que interagem escola e comunidade de entorno, transformando a vida das pessoas envolvidas no programa de forma acertiva.

Cooperativismo na prática - Segundo a secretaria Solange Spinardi, a cada ano que passa percebe-se o grande entrosamento entre cooperativa e escola, e consequentemente com a secretaria de educação, que acompanha as atividades e capacitações, favorecendo os envolvidos e enriquecendo as atividades. "O Programa Cooperjovem que está sendo desenvolvido em Carambeí tem uma boa aceitação por parte dos professores, alunos e equipe técnico-pedagógica das escolas. Nos sentimos muito honrados em participar do mesmo. O material é bem completo, as capacitações são ótimas, enriquecendo assim o processo ensino aprendizagem, pois após os trabalho com os educando observamos que os mesmos conseguem desenvolver muito bem o cooperativismo na escola”, registra.

Importância – Para o presidente da cooperativa Batavo, Renato Greidanus, a importância que a cooperativa tem no desenvolvimento econômico do município e nas regiões de atuação e no interesse pela comunidade é histórico. “Somos uma cooperativa com 87 anos de criação, que sempre esteve alicerçada nos valores do cooperativismo. O tripé que foi a base fundamental para o início da colonização, sempre teve a educação como um importante fator para o desenvolvimento da sociedade, valorizada pela cooperativa. Por isso, esta parceria com os professores, com muito respeito e dedicação, garantem o sucesso do programa, contribuindo numa educação estruturada, formando pessoas civilmente preocupados com o próximo”, define o presidente, motivado com a ampliação do programa  para novas turmas em 2013.

Atividades – Durante o evento, os agentes do Cooperjovem da Batavo, Luciano Tonon Silva e Camilla Baumayer, apresentaram os inúmeros projetos desenvolvidos pelas professoras e aplicados aos alunos nas escolas, e que se multiplicaram, englobando as famílias dos mesmos. “O resgate de valores foi algo evidente nos projetos de 2012. Isto foi responsável por mudanças significativas no comportamento dos alunos, o que refletiu na convivência com os familiares e demais colegas”, comenta Luciano. Mas, também foram realizadas atividades junto com a cooperativa, como a visita ao IAPAR, em Ponta Grossa, que proporcionou o contato das crianças com fauna e flora regional, além de plantio de mudas nativas e apresentação de palestras sobre conscientização do uso da água, um recurso escasso e importante para a vida da humanidade.

Premiações - O evento, novamente este ano revelou talentos nas escolas. Foram premiados 19 alunos no Concurso de Redação sobre o cooperativismo, que receberam um kit escolar. A vencedora, Ana Carolina Carneiro, da escola rural do Limpo Grande, ganhou uma bicicleta. Na categoria projetos cooperativos, venceu o projeto que trabalhou tema: “Cooperativismo, berço de valores”, com o objetivo de conscientizar os alunos para a importância dos valores que fazem da escola uma pequena cooperativa, onde existem direitos e deveres dentro da igualdade para todos. De acordo com a professora vencedora do projeto, Ires Levandoski, da escola Madre Rosa Rosato, o programa contribui para disseminar o cooperativismo em toda a escola. “Alunos que não conseguíamos prender a atenção para a prática escolar, viram nas atividades cooperativistas o resgate de respeito ao próximo e aos pais, refletindo no rendimento do aprendizado diário. Esta foi a maior contribuição do Cooperjovem em nossa escola”, relatou Ires. As demais professoras, orientadoras e diretoras foram homenageadas com buquê de rosas e bombons.

Projetos - Os projetos desenvolvidos nas escolas mostraram o quanto as professoras se empenharam e mobilizaram os alunos com atividades transversais às disciplinas. No tema Valores, foi trabalhada a questão de pertencimento, onde os alunos montavam painéis mostrando quem era a sua família, confeccionando até mesmo carteiras simulando registro geral, com assinatura e foto. No tema de resgate da cidadania, foi elaborada uma campanha de conscientização do voto na época das eleições, onde os alunos distribuíam panfletos explicativos sobre os efeitos negativos do voto não consciente.

Recreações - Após as premiações, os alunos aproveitaram a manhã para fazer um lanche nos bosques da associação, aproveitando para se divertiram com diversos brinquedos e atividades, como forma de retribuição pelo comportamento positivo proporcionado pela cooperação trabalhada durante o ano.

Objetivo cumprido - Para o coordenador do programa, Luciano Tonon Silva, em 2012 o Cooperjovem ultrapassou os objetivos esperados, trazendo para todos os envolvidos a vontade de contribuir para uma sociedade cada vez mais estruturada e orientada para um futuro sustentável. “Esta parceria entre cooperativa, Sescoop e Secretaria da Educação novamente teve o sucesso pela sintonia nos objetivos do programa, criando ações nas escolas que favoreceram a solidariedade através do entrosamento entre professor, aluno e familiares”, finaliza, enaltecendo os professores pelos brilhantes trabalhos apresentados.

Histórico - Implantado em 2009 no município de Carambeí, o Cooperjovem completa 3 anos com o sucesso do Programa na Batavo Cooperativa Agroindustrial. Neste ano, novos municípios da área de atuação da cooperativa implantaram o programa, como Teixeira Soares e Imbituva, chegando a adesão de 320 alunos beneficiados. Sempre com o apoio das Secretarias de Educação, o Cooperjovem tem favorecido projetos que  interagem escolas e comunidades de entorno, transformando a vida das pessoas envolvidas no programa de forma assertiva. (Imprensa Batavo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias